DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma

O superlativo absoluto de simpático

Simpatiquíssimo ou simpaticíssimo?

Qual a forma correta do superlativo absoluto sintético do adjetivo simpático? Será a forma simpatiquíssimo ou a forma simpaticíssimo?

Ambas as possibilidades estão corretas. A diferença entre elas está relacionada com o seu percurso de formação. Simpaticíssimo evoluiu por via erudita e resulta da junção do sufixo de flexão -íssimo ao radical latino simpathic(u). O encontro do grafema <c>, pertencente ao radical, com o grafema <i>, pertencente ao sufixo, justifica a leitura com o som /s/ em simpaticíssimo.

A forma simpatiquíssimo, por seu turno, evoluiu por via popular e resulta igualmente da junção do sufixo -íssimo a simpátic(o). No entanto, neste caso, registou-se uma acomodação vocálica, que permitiu a manutenção do som /k/ antes do sufixo. Por essa razão, a palavra simpatiquíssimo se escreve com <q>, seguido de <u>, antes do sufixo -íssimo.

Em português, têm vitalidade muitas formas adjetivas que evoluíram por via erudita. Entre elas, podemos assinalar, por exemplo, amabilíssimo, amicíssimo, antiquíssimo, ferocíssimo, dulcíssimo ou credulíssimo.

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Carla Marques_Superlativo de simpático]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 14 de maio de 2023.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa