DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Desafio semanal

Dantes ou «de antes»

Usos e normas

 Qual a construção correta? «Comprei a fruta pelo preço dantes do aumento.» ou «Comprei a fruta pelo preço de antes do aumento.»

 No caso particular da construção em apreço, deveremos usar a locução prepositiva «de antes». Deste modo, a frase correta é «Comprei a fruta pelo preço de antes do aumento.» A locução prepositiva «de antes» é formada pela preposição de a que se junta o advérbio antes com um valor equivalente a anterior. A frase é assim similar a: ««Comprei a fruta pelo preço anterior ao aumento.»

 Note-se que o advérbio dantes também existe e é usado em contextos específicos. Trata-se de um advérbio que tem o valor de «no tempo já passado; antigamente; outrora» e vemo-lo em frases como: «Dantes a fruta era mais barata»

 

 Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Carla Marques_Dantes ou de antes]

 

Primeira imagem: gerada por AI 

Fonte

 Apontamento da professora Carla Marques incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 19 de outubro de 2025.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa