DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma

A flexão de verde-musgo no plural

A concordância com adjetivos compostos de cor

Qual a forma correta do adjetivo composto verde-musgo quando este acompanha um nome no plural? Diremos «carros verde-musgo», «carros verdes-musgo» ou «carros verdes-musgos»?

A forma correta é «carros verde-musgo», na qual o adjetivo permanece invariável. Para realizarmos a concordância do nome com adjetivos compostos, teremos de recordar duas situações distintas. A regra geral diz que nos adjetivos compostos apenas o último elemento vai para o plural. Por essa razão, diremos, por exemplo, «edifícios castanho-claros». No entanto, quando se trata de um adjetivo composto que refere cor, este ficará invariável se o segundo elemento da composição for um substantivo ou nome. Em consonância com esta exceção, diremos então «carros verde-musgo», «folhas vermelho-sangue» ou «vestidos azul-turquesa» porque o segundo elemento do adjetivo composto é, nestes casos, sempre um nome (substantivo).  

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Verde-musgo_Carla Marques]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 7 de maio de 2023.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa