O nosso idioma // Maus usos da língua
Sob ou sobre?
Duas preposições antónimas
Para indicar que alguém fez algo que levantou suspeitas, devemos dizer «Alguém está "sob" suspeição» ou «Alguém está "sobre" suspeição»?
De modo a identificar a forma correta, é importante, antes de mais, saber que sob e sobre são preposições com um significado oposto, i.e., são palavras antónimas. Sob vem do latim sub e significa «debaixo de» ou «por baixo de». Sobre tem origem no latim super e significa «em cima de» ou «na parte superior de»1.
Ora, tendo em consideração estes significados, a estrutura «estar "sobre" suspeição» é uma construção que não se ajusta ao pretendido, uma vez que, a ser usada, veicularia a ideia de que alguém estava em cima da suspeição ou, no máximo, de que a suspeição não se aplicava a essa pessoa, o que significaria o contrário do que se pretende afirmar. De qualquer forma, em português, para expressar esta ideia, prefere-se a construção «Alguém está acima de qualquer suspeita».
Para associar alguém à ideia de suspeição, a expressão ajustada é «estar sob suspeição», a qual indica que alguém está sujeito a suspeição ou está debaixo de suspeição.
Por esta razão, diga-se ««Alguém está sob suspeição».
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Sob ou sobre]
1. Infopédia em linha.
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 12 de novembro de 2023.