DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Desafios e Descobertas

Perspe(c)tivas do Português como Língua Não Materna

Os desafios do ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM) têm sido, nos últimos tempos, amplamente discutidos no seio da comunidade educativa. Quer seja devido ao aumento de interessados em aprender português, quer também por causa da recente onda de imigração em Portugal, que tem trazido novas formas de pensar o ensino de línguas, nomeadamente, de PLNM. Neste sentido, o Centro de Linguística da Universidade do Porto lançou em 2024, a publicação Desafios e Descobertas: Perspe(c)tivas do Português como Língua Não Materna, organizada por Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta e Andreia Catarina Vaz Warrot.

Esta obra reúne diferentes perspetivas de investigadores e professoras sobre os desafios e inovações no ensino de PLNM. Por conseguinte, tal como assinalam as suas organizadoras, os textos recolhidos abrangem «uma ampla gama de temas, que contemplam reflexões teóricas sobre diferentes variedades da língua, o uso de novas tecnologias no ensino, tópicos linguísticos e questões didáticas presentes em diferentes contextos de ensino de português como língua não materna» (pág. 5).

De entre os vários textos desta compilação, destacamos «O discurso informal: aplicação em portuguesa língua estrangeira (português europeu)», de Andreia Catarina Vaz Warrot, que explora o uso do discurso informal no ensino de PLNM. Neste texto, são analisadas algumas formas próprias da oralidade, como as repetições, as redundâncias, as hesitações, entre outros fenómenos, a partir de um corpus de conversas orais informais. O objetivo deste trabalho é, posteriormente, disponibilizar o corpus de análise a aprendentes de PLNM de modo a confrontá-los com o tipo de discurso que muitas vezes têm dificuldades em compreender e em reproduzir.

Salientamos também «Olhares cruzados sobre a formação inicial docente em contexto pós-pandémico», de João Gabriel Thomaz Moura Morais (coordenador do Centro de Língua Portuguesa de São Tomé e Príncipe), que discute a necessidade de se atualizar a formação inicial de professores de PLNM, considerando o impacto das mudanças trazidas pela pandemia, como o ensino online e a crescente utilização de ferramentas provenientes de inteligência artificial. Desta forma, o autor propõe a incorporação de novas competências na formação docente como, por exemplo, competências tecnológicas e emocionais.

Em síntese, o conjunto de textos organizados nesta publicação apresenta uma visão curiosa e em linha com a realidade das problemáticas do ensino de PLNM.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa