DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Investigação, Práticas e Contextos em Educação

Livro de ata

Nos últimos anos, a realização de eventos científicos e de divulgação de investigação feita sobre questões educativas tem sido múltipla. Estes eventos servem não só para momentos de partilha, mas também de socialização, intensificando o sentimento de comunidade entre estudantes, investigadores e profissionais de educação. Neste contexto, a Escola Superior de Educação e Ciências Socias do Instituto Politécnico de Leiria tem vindo a organizar anualmente a Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovendo a partilha de experiências educativas variadas. Com base no que foram os trabalhos apresentados na última conferência, ocorrida entre 3 e 4 de maio de 2024, surge agora a publicação do livro de atas, organizado por Maria Odília Abreu, Isabel Simões Dias, Tiago Ribeiro, Marisa BarrosoHélia Gonçalves Pinto e Ana Margarida Neves.

Esta publicação é composta por 16 artigos e 16 relatos, explorando temas relacionados com a educação para a diversidade, educação para os media ou ainda educação para a ciência. Dos artigos aqui reunidos, destacamos «A literatura no Jardim de Infância: refletindo e investigando práticas socializadas em torno dos livros», da autoria de Marta Marques, Sónia Correia e Maria José Gamboa. Neste trabalho, apresenta-se uma investigação realizada sobre as práticas de leitura de crianças em idade pré-escolar e o papel do educador de infância enquanto mediador do envolvimento das crianças com os livros. Os resultados obtidos reforçam a importância dos mediadores na descoberta dos livros literários de receção infantil e nas aprendizagens que estes podem proporcionar às crianças.

Salientamos também «Aprender na Prática: Português Língua Estrangeira através de Tarefas», de Ana Barbosa e Ka I Leong. Neste texto é feita uma proposta de ensino de português como língua estrangeira a um grupo de aprendentes chineses com base nos princípios do ensino de línguas baseado em tarefas.

Já dos vários relatórios, realçamos «Formação docente – uma experiência de supervisão partilhada», assinado por Diana Filipa da Costa Miranda, Sónia Correia e Isabel Simões Dias. Neste relato são apresentadas as experiências de supervisão partilhada no contexto da formação inicial de educadores e professores.

Em síntese, os trabalhos reunidos nas atas da Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) dão a conhecer ao público a investigação e as reflexões feitas nos últimos anos na área das ciências educativas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa