DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Os Porquês do Português

A Variação Linguística em Usos Quotidianos

Os Porquês do Português – A variação linguística em usos quotidianos é a quarta coletânea de crónicas da professora Helena Rebelo, editada pela Edições Colibri em 2020.

Os Porquês do Português já foi título de uma rubrica iniciada em 2008 pela professora no semanário Tribuna da Madeira. As crónicas, posteriormente, foram compiladas nos seguintes volumes: Desvio ou Erro? Problemas da escrita da Língua Portuguesa (2014), Problemas de Português com Soluções (2017), Erro ou Desvio? Usos linguísticos na escrita da Língua Portuguesa – crónicas linguísticas (2012-2013) (2017), e Os Porquês do Português - A variação linguística em usos quotidianos.

Este último livro compila, ao longo de mais de três centenas de crónicas baseadas em dúvidas «motivadas por diversas vivências do quotidiano nacional e internacional, nos séculos XX e XXI», sempre a respeito da língua portuguesa, para mais eficazmente comunicar no dia a dia, seja no registo oral, seja no registo escrito. Podem, então, encontrar-se respostas a perguntas como: «Uma mulher deve dizer "Obrigado!" ou "Obrigada!"? Porquê?», «É "vinte e um ano" ou "Vinte e um anos"? Porquê?», «Terá Pai Natal plural? Porquê?», «É "sociais-democratas" ou "social-democratas"? Porquê?», «Por que motivo se escreve "comummente"? Porquê?». Conclui-se, portanto, que as respostas atravessam áreas distintas, que vão da semântica à ortografia, à fonética, à concordância, entre outras.

Em suma, neste conjunto de apontamentos, o leitor encontra um guia muito útil e necessário para o esclarecimento de dificuldades gramaticais e de uso linguístico. É de realçar a mais-valia de a obra ter por base a consulta de materiais linguísticos autênticos, que muitas vezes se encontram diariamente na interação comunicativa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa