DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Português Língua Não Materna

Contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica

Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica é uma obra editada pela Universidade do Porto (U.Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del OlmoSílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza.

Como o título antecipa, é um livro que tem por objetivo discutir questões de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna. Língua Não Materna (PLNM), área que aqui se desdobra em Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Segunda e Língua Estrangeira. Apresenta-se assim a visão dos diferentes tipos de ensino nos diferentes contextos em que ocorre, numa perspetiva de língua pluricêntrica.

Esta coletânea encontra-se dividida em três grandes partes: Português no espaço das Américas, com seis artigos; Português no espaço europeu, com oito artigos; e Português noutras latitudes, constituído por quatro artigos. Na primeira secção encontram-se artigos de autores que se encontram a trabalhar na Argentina, no Canadá, na Colômbia, nos Estados Unidos da América, no Uruguai e na Venezuela. Na segunda parte incluem-se textos provindos da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra, da Itália, do Luxemburgo, da Roménia e da Suíça. Por fim, incluem-se artigos alusivos ao ensino-aprendizagem na Austrália, no Japão, em Marrocos e na Rússia, na última parte.

Esta divisão estratégica oferece uma perspetiva panorâmica e atualizada do ensino da língua portuguesa em diferentes países do mundo (à exceção de países de língua oficial portuguesa). Os autores, ao longo dos capítulos, focam-se em questões como as particularidades dos contextos onde atuam, a trajetória do ensino-aprendizagem do português em cada país e, numa perspetiva crítica, alguns aspetos particulares desse ensino-aprendizagem.  

Os desafios que se colocam ao ensino do PLNM são inúmeros e tendem a ser crescentes. Por essa razão, e estando o ensino do PLNM a crescer, esta obra é relevante, essencialmente para quem ensina português, na medida em que os testemunhos de quem está no terreno preparam outros que os seguirão. Por outro lado, desmistifica-se a imagem do ensino da língua portuguesa em diferentes contextos geográficos. Com efeito, as estratégias aplicadas em determinados contextos podem nunca funcionar noutros diferentes, com públicos distintos e com motivações e relação com a língua também diversas. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa