DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

A Biblioteca Brasiliana do casal Guita e José Mindlin, em São Paulo,
e o que ficou no léxico português da Revolução Bolchevique

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português*

♦ Os livros raros do acervo da Biblioteca Brasiliana do casal Guita e José Mindlin já se encontram disponíveis via internet. São 32,2 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente – agora com acesso gratuito e, inclusive, descarregáveis para quem assim o quiser. Estudantes, investigadores, leitores de todo o mundo podem desfrutar deste acervo único do Brasil, considerado a mais importante coleção do género formada por particulares. Este é o tema do programa Língua de Todos, na RDP África,  na sexta-feira, dia 17 de novembro, às 13h15*, com repetição no sábado, dia 18, depois do noticiário das 09h00*. Com uma  conversa com  Alexandre Saes,  professor da Universidade de São Paulo e um dos responsáveis desta preciosa biblioteca, criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar os livros e manuscritos reunidos ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua mulher Guita.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Língua de Todos em permanência aqui. 

♦ Já no programa Páginas de Português – na Antena 2, dia 19 de novembro, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 25, às 15h30** –, fala-se dos acréscimos que o nosso léxico teve com a Revolução de Outubro. A linguista portuguesa Margarita Correia evoca expressões maximalistas impressas nos jornais da época, como bolchevique, soviete, mencheviqueproletariado e outras. Nesta emissão passará, ainda, uma entrevista ainda, a  Madalena Teixeira, professora do Instituto Politécnico de Santarém e grande impulsionadora do VI  Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Um encontro que reuniu especialistas nacionais e estrangeiros, sobretudo do universo lusófono,  na cidade de Santarém.

** Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível, posteriormente, aqui.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa