Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.

Lisboa, 10 julho (Lusa) – O Ciberdúvidas, portal online dedicado à língua portuguesa, poderá encerrar até setembro se continuar sem os [indispensáveis] apoios financeiros [que suportem os seus custos], alertou [na terça-feira, 10/07/2012], em Lisboa, o responsável pelo projeto, José Mário Costa.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Transcrevemos o texto da interpelação apresentada pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda ao secretário de Estado da Cultura português, Francisco José Viegas, sobre a interrupção do consultório do Ciberdúvidas, com data de 6 de julho de 2012.

A comissão parlamentar de Educação vai ouvir na próxima terça-feira [dia 10/07/2012] alguns membros do Ciberdúvidas, uma plataforma digital que responde a dúvidas de língua portuguesa, abrangendo os vários países da lusofonia, e que tem neste momento parte da actividade suspensa, por falta de financiamento.

«Alerta: a instituição de consulta mais útil da nossa língua pode morrer em breve.» Editorial do jornal i de 5/07/2012, subscrito pelo seu diretor, o jornalista Eduardo Oliveira Silva.

Manifesto de investigadores portugueses, espanhóis, brasileiros e argentinos

«Publicar investigações de âmbito científico apenas ou sobretudo em inglês é um acto de "visão curta", "parcial" e "discriminatório", considera um grupo de investigadores portugueses, espanhóis, brasileiros e argentinos, autores do manifesto Pela Universalidade da Divulgação da Produção Científica, que está a circular na Internet.»

[in jornal Público de 28 de maio de 2012, com o título "Um grupo de investigadores protesta contra a "ditadura" da língua inglesa na produção científica"]

Por Nuno Lopes/Maria Augusta Gonçalves

Lisboa, 01 jun (Lusa) – O Ciberdúvidas, plataforma digital cuja principal tarefa é a resposta a dúvidas de língua portuguesa, antecipou a habitual interrupção de férias, «mas sem certezas de voltar», disse à Lusa o jornalista José Mário Costa, impulsionador do projeto.

«Antecipámos o habitual período de férias, por dificuldades de manutenção, e sem certezas de regressar, face a dificuldades financeiras», disse José Mário Costa à agência Lusa. (...)

Vodafone coloca Língua Gestual Portuguesa nos telemóveis

 

Surdos e pessoas com deficiência auditiva passaram a poder utilizar o telemóvel em Portugal, graças a um serviço em Língua Gestual Portuguesa (LGP) promovido pela Vodafone, pela primeira vez no país.

Criado para colmatar as dificuldades específicas na comunicação de pessoas possuidoras de deficiência auditiva, este serviço ficou disponível através de uma videochamada gratuita para o número 12717 nos dias úteis, entre as 9h00 e as 20h00.

Tecnologias de Informação combatem infoexclusão de pessoas com deficiência

Um pólo de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação visando o combate à infoexclusão das pessoas com deficiências e incapacidades passou a funcionar em Cascais, graças ao apoio da Fundação Vodafone Portugal.

Plataforma online de ensino do português
A Ciberescola da Língua Portuguesa é uma plataforma de recursos, exercícios interactivos e cursos online de ensino do português, língua materna e língua não materna, propriedade do Ciberdúvidas Conteúdos Multimédia, Lda. O acesso à plataforma é gratu...

A Fundação Luso-Americana (FLAD) patrocinou a extensão para os Estados Unidos da América (EUA)  da Ciberescola da Língua Portuguesa, uma iniciativa do Ciberdúvidas, espaço de promoção do português na Internet, cuja concretização em Portugal, para os ensinos básico e secundário,  aguarda ainda o apoio do Ministério da Educação. (...)