Alexandra Soares - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Alexandra Soares
Alexandra Soares
2K

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português.

 
Textos publicados pela autora
<i>Gramática Derivacional do Português</i> (2.ª edição)
Por Graça Rio-Torto, Alexandra Soares Rodrigues, Isabel Pereira, Rui Pereira e Sílvia Ribeiro

Segunda edição, três anos depois do lançamento desta obra, assim resumida na respetiva sinopse,  nas páginas da Imprensa da Universidade de Coimbra:

 «Nesta Gramática Derivacional descrevem-se os mecanismos, os recursos e os produtos de formação de palavras do português contemporâneo, usando uma linguagem acessível mas assente em aturada investigação por parte dos seus autores, docentes universitários com larga experiência em pesquisa sobre o léxico. Com base nos dados do português europeu e em alguns do português do Brasil, percorrem-se os processos de sufixação (construção de nomes, de adjetivos e de verbos), de prefixação, de composição (erudita e vernácula) e de construção não concatenativa (cruzamento, truncação, siglação, acronímia). A morfologia e a semântica das palavras construídas – sejam isocategoriais ou heterocategoriais – são analisadas tendo em conta as bases que as compõem, os afixos que nelas ocorrem, os processos e as restrições de combinatória, e as áreas denotacionais dos produtos. Precede a descrição dos diferentes paradigmas u...

<i>Gramática Derivacional do Português</i>
Por Graça Rio-Torto, Alexandra Soares Rodrigues, Isabel Pereira, Rui Pereira e Sílvia Ribeiro

Trata-se de uma obra marcante para o estudo da estrutura e da formação de palavras em português, tal como sublinha Ana Maria Brito, linguista e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na recensão que em 2014 lhe dedicou (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Vol. 9, 2014, págs. 167- 17):

«O livro Gramática Derivacional do Português, publicado em 2013 pela Imprensa Universitária da Universidade de Coimbra, é uma obra importante no panorama da Linguística Portuguesa por várias razões: por um lado, porque é um livro abrangente sobre a formação de palavras em Português, incluindo o estudo da afixação, da composição, da conversão e de processos não afixais, como a amálgama, a truncação, a siglação, entre outros; em segundo lugar, porque representa um trabalho de equipa, reunindo especialistas em cada um dos processos referidos, um trabalho dirigido e orientado pela Prof. Graça Rio-Torto desde há sensivelmente vinte anos, no quadro das atividades do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA), uma Unidade I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia, sediada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 1966.»

Assinale-se que, à data de publicação da presente nota, a Gramática Derivacional do Português se encontra disponível em&#...