Textos publicados pela autora
As sílabas de quanto e qual
Pergunta: Quantas sílabas têm as palavras:quanto e qual?Resposta: De acordo com Cunha e Cintra, na sua Breve Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Sá da Costa, p. 38), os ditongos crescentes, isto é, constituídos por uma semivogal ou glide e uma vogal, são menos estáveis na «linguagem do colóquio normal», apresentando, porém, estabilidade os que têm a semivogal [w] precedida de [k] (grafado q) ou de [g].
Assim, no caso apresentado, quanto [ˈkwãtu] e qual [kwaɫ] serão,...
A relação entre a grafia e a pronúncia de trânsito
Pergunta: Como explicar o uso de s na palavra trânsito, que não está entre vogais e falamos com som de z?Resposta: A letra s pode ler-se [s], [z] ou [ʃ], dependendo da posição que ocupa na palavra:
a) [s] em início de palavra, como em sol, ou entre vogais, desde que grafada ss, como em assar;
b) [z] em posição média e entre vogais, como em asa;
c) [ʃ] em posição final de palavra, como em caras.
Contudo, devemos...
A pronúncia de coeficiente
Pergunta: Como se diz coeficiente (particularmente a primeira sílaba)?Resposta: Relativamente à pronúncia das palavras de uma língua, devemos ter sempre em atenção que a mesma está sujeita a variações, nomeadamente regionais, pelo que poderemos encontrar algumas diferenças ocasionais na pronúncia de algumas palavras.
No que respeita a coeficiente, a sua pronúncia será [kuɛfisiẽtɨ] ou [kuɛfɨsiẽtɨ], se reduzirmos o som da vogal i.
Quanto à pronúncia de co-,...
A pronúncia da letra g
Pergunta: Gostaria de saber, no abecedário português, como se pronuncia a letra G. Será gê, ou guê?Resposta: O novo acordo ortográfico define a designação da letra g como guê ou gê, o que significa que ambas as formas estão corretas.
Esta questão, que agora fica definitivamente legitimada pelo acordo, tem sido levantada diversas vezes, pelo que é aconselhável consultar as respostas de Regina...