Alina Villalva - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Alina Villalva
Alina Villalva
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Alina Villalva (Lisboa, 1960), linguista portuguesa e docente no Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). O seu percurso académico passa pela FLUL: Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses, completou mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva e Doutorou-se na mesma área. Publicou um vasto trabalho na área da morfologia, sendo coautora de obras como Gramática da Língua Portuguesa (2003), Fonética, Fonologia e Morfologia do Português (1990). Preparou ainda trabalhos como: Pequenos Ensaios de Jornalismo Linguístico (2004), O Essencial sobre Formação de palavras (2004).

 
Textos publicados pela autora

Os programas de língua portuguesa para o ensino básico, que o Ministério da Educação decidiu colocar em consulta pública, virão oportunamente a substituir os programas actualmente vigentes, com o objectivo de, e cito o texto de apresentação (disponibilizado em dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Paginas/CONSULTAPUBLICALP.aspx

O Essencial sobre Linguística
Por M. Helena Mira Mateus e Alina Villalva


1. A colecção O Essencial integra vinte volumes breves e é um trabalho de divulgação sobre o que se tem produzido nas diferentes áreas dos estudos linguísticos. O estilo de apresentação das matérias é sintético e incisivo. Ajudam na organização dos conteúdos os destaques gráficos, inseridos a propósito de noções-chave, citações de referência ou tópicos estanques, assim como um glossário final. Cada volume é igualmente acompanhado de bibliografia fundamental.

2. Este primeiro volume da colecção parte das perguntas essenciais:

– O que é (e o que não é) língua?

– Qual a origem e desenvolvimento dos estudos

sobre a língua?

– Que tipo de ciência é e que domínios integram a linguística? 

– Que aplicações tem a investigação linguística?

Na condução destas questões é notória a preocupação de levar em conta a perspectiva de quem não tem conhecimentos teóricos prévios sobre língua ou comunicação, através de uma exposição dinâmica e estimulante.