Textos publicados pela autora
O uso da vírgula e as orações subordinadas adverbiais
Pergunta: Tenho sempre dúvida na utilização de vírgulas e o caso aqui é referente à virgula depois das conjunções e e mas.
Abaixo deixo alguns exemplos de frases que selecionei e que queria ajuda para entender se estão certas, ou não, e o porquê.
1 – «Nada prejudica mais uma apresentação do que o nervosismo. E, quando isso acontece, a melhor maneira é respirar fundo e confiar em si mesmo.»
2 – «Eu pediria que voltasse a ser quem era e recordasse tudo o...
Conhecer a uma pessoa = conhecer alguém?
Pergunta: Sou uma estudante de português na Argentina. Eu tinha a ideia que o CD de pessoa em português não leva a preposição a. Em espanhol, leva a. Mas ontem li um artigo no jornal que dizia "conhecer a uma pessoa". Então, a pergunta é: existe alguma diferença em português, entre "conhecer a uma pessoa" e "conhecer alguém" ? Obrigada.Resposta: A expressão «conhecer a uma pessoa» não é possível. A alternativa é «conhecer uma pessoa» ou «conhecer alguém». Relativamente à segunda questão, há...
Infinitivo nas orações completivas não finitas
Pergunta: Fiz aqui uma pesquisa e, apesar de este tema ser abordado amiúde, não consegui encontrar um esclarecimento cabal para a minha dúvida.
Na frase "há vários interessados em ser transferidos" o auxiliar 'ser' deve ou não ser flexionado?
Grata desde já.Resposta: Segundo M. H. Mateus, at ali. em Gramática da Língua Portuguesa, as orações completivas não finitas, selecionadas por verbos, nomes ou adjetivos, apresentam o verbo no infinitivo, flexionado ou não flexionado.
Vejam-se os...
Adjetivos numerais e adjetivos qualificativos
Pergunta: Na frase «Aos primeiros raios de sol, saí de casa», «primeiros» é um adjetivo numeral ou qualificativo?
Obrigado.Resposta: Os adjetivos numerais pertencem à classe tradicional dos numerais ordinais, expressam a ordem ou a sucessão. Os adjetivos numerais ocorrem geralmente em posição pré-nominal antecedidos de artigos ou demonstrativos e eventualmente de possessivos. (cf. Dicionário terminológico). Os adjetivos numerais não têm variação em grau (exceto...
Oração subordinada adjetiva relativa restritiva ou substantiva relativa sem antecedente?
Pergunta: Num manual do 9.º ano de escolaridade, a oração «onde nos vimos pela primeira vez» na frase «Fui jantar com o Pedro ao restaurante onde nos vimos pela primeira vez.» surge classificada como oração substantiva relativa, desempenhando a função sintática de modificador do grupo verbal. Contudo, a oração em análise não é uma oração subordinada adjetiva relativa restritiva (com função sintática de modificador restritivo do nome)?Resposta: Sim, a análise da consulente está correta. Na frase «Fui jantar com o Pedro ao...