Textos publicados pela autora
A função sintática dos pronomes pessoais átonos
Pergunta: Na frase «Habituei-me a conferir-lhe determinadas mágicas.», qual a função sintática do pronome pessoal «me»?
Agradeço desde já a resposta.
Parabéns pelo vosso excelente trabalho.Resposta: Sendo o verbo habituar/habituar-se um verbo transitivo direto, seleciona complemento direto.
Perante a indecisão da função sintática desempenhada pelo pronome pessoal átono de um verbo pronominal, deve aplicar-se o teste do pronome pessoal (forma...
Orações relativas com «onde»
Pergunta: Na frase «Os extremos do largo são, aliás, os únicos locais onde ainda se veem algumas pessoas a viver o espaço», qual a função sintática da oração «onde ainda se veem algumas pessoas a viver o espaço»?
Na minha primeira análise, seria modificador restritivo do nome, uma vez que é introduzida pelo advérbio relativo "onde" e restringe os locais a que diz respeito... No entanto, parece-me ser obrigatório na frase, o que contraria a definição desse modificador...
Na Gramática da Língua Portuguesa, de Zacarias...
A combinação de formas pronominais tónicas e átonas
Pergunta: Em muitas leituras que já fiz, acabei por encontrar os dois pronomes se e lhe usados juntos. Gostaria de saber o porquê desse emprego.
Exemplificando: concede-se-lhe, arrojou-se-lhe, opor-se-lhe, em frases como «Dê-se-lhe vista dos Autos.», «Fora adorada pelos pais, pelo marido, pelos filhos; inspirara mais de uma paixão e as suas amigas disputavam-se-lhe a preferência. Habituou-se a ser sempre a...
Sobre a conjunção correlativa nem...nem
Pergunta: Na frase «Nem os professores queriam chorar nem os alunos mostrar a sua tristeza» estamos perante orações coordenadas copulativas ou disjuntivas?
Obrigada.Resposta: A conjunção correlativa nem ... nem pode ligar orações coordenadas copulativas ou disjuntivas, dependendo do conteúdo semântico das orações que compõem a frase.
As orações coordenadas podem ser copulativas (aditivas, positivas ou negativas) ou disjuntivas (alternativas, positivas...
Corresponder + complemento indireto
Pergunta: Gostaria, antes de mais, de agradecer pela ajuda por vós prestada.
A dúvida que venho colocar prende-se com a regência do verbo «corresponder» e sobre o complemento que este exige, uma vez que, na minha opinião, seleciona complemento oblíquo (pela exigência da preposição «a»). No entanto, em determinadas situações («Não correspondeu às expectativas.»/«Não correspondia ao padrão feminino.»), eu posso pronominalizar as expressões («Não lhes correspondeu.»/«Não lhe correspondia.»)
Assim, a dúvida é: nestes...