vs. «prestar atenção à leitura» Pergunta: Qual a diferença entre o complemento oblíquo a que o verbo ceder obriga e a expressão «prestei atenção à leitura», que já foi avaliada numa prova externa, em que «leitura» surgia como complemento indireto?Resposta: Prestar é um verbo transitivo direto e indireto, ou seja, pede como argumentos um complemento direto e um complemento indireto, como fica claro nas construções seguintes: (1) «Ele presta ajuda a alguém» (2) «Ele presta homenagem a alguém» (3) «Ele presta...
Textos publicados pela autora
Analise sintática de «Ceder ao sentimento»
vs. «prestar atenção à leitura» Pergunta: Qual a diferença entre o complemento oblíquo a que o verbo ceder obriga e a expressão «prestei atenção à leitura», que já foi avaliada numa prova externa, em que «leitura» surgia como complemento indireto?Resposta: Prestar é um verbo transitivo direto e indireto, ou seja, pede como argumentos um complemento direto e um complemento indireto, como fica claro nas construções seguintes: (1) «Ele presta ajuda a alguém» (2) «Ele presta homenagem a alguém» (3) «Ele presta...
vs. «prestar atenção à leitura» Pergunta: Qual a diferença entre o complemento oblíquo a que o verbo ceder obriga e a expressão «prestei atenção à leitura», que já foi avaliada numa prova externa, em que «leitura» surgia como complemento indireto?Resposta: Prestar é um verbo transitivo direto e indireto, ou seja, pede como argumentos um complemento direto e um complemento indireto, como fica claro nas construções seguintes: (1) «Ele presta ajuda a alguém» (2) «Ele presta homenagem a alguém» (3) «Ele presta...
«Fala dos pinhais», «rumor dos pinhais», «voz da terra»: complementos do nome
Pergunta: No poema "D. Dinis" (Mensagem, de Fernando Pessoa), os elementos «fala dos pinhais», «rumor dos pinhais» e «voz da terra» são modificadores do nome restritivo ou complementos do nome?
Obrigada.Resposta: Todos os constituintes podem ser considerados complementos do nome.
Nos três casos apresentados, os nomes nucleares do grupo nominal, fala, voz e rumor, assumem-se como nomes dependentes, ou seja, que «denotam tipicamente entidades do mundo que só...
10 erros persistentes
Que mais assombram os professores
A vírgula entre o sujeito e o predicado, a falta de acentos, os problemas ortográficos, as regências verbais ou as palavras inexistentes... Estes são alguns dos erros persistentes que os professores têm de corrigir vezes sem conta nas nossas escolas, como nos dá conta Carla Marques numa listagem de 10 erros frequentes, cuja origem se procura compreender. ...
O complemento oblíquo na frase «Ceder ao sentimento»
Pergunta: Gostaria de saber como classificar a função sintática do segmento «ao sentimento» na expressão «Camilo cedeu ao sentimento». Consideramos que se trata de um complemento oblíquo ou indireto?
Muito obrigada.Resposta: O constituinte «ao sentimento» desempenha a função sintática de complemento oblíquo.
Na frase em questão
(1) «Camilo cedeu ao sentimento.»
a dúvida na identificação da função sintática desempenhada pelo constituinte residirá no facto de este ser introduzido pela preposição...
Sobre a locução prepositiva «até a»
Pergunta: Na frase «leu o livro até à última linha», a palavra até pode ser considerada um advérbio de inclusão?Resposta: Na frase em questão, a palavra até integra a locução prepositiva «até a».
Neste caso, «até a» é utilizado na frase com o valor de marcação de um limite, como fica explicitado em (1) onde se expressam os limites superiores e inferiores:
(1) «Leu o livro desde a primeira linha até à última linha.»
A locução prepositiva «até a» assinala o limite superior (ficando o inferior...
