Textos publicados pela autora
A flexão com o quantificador quanto
Pergunta: Está correta a frase «A única coisa que precisamos de saber é quanta compreensão e respeito eles têm pelo caminho um do outro», ou necessitamos de colocar «A única coisa que precisamos de saber é quanta compreensão e quanto respeito eles têm pelo caminho um do outro»?
Muito obrigada.Resposta: As duas opções são aceitáveis.
No caso de optarmos pela primeira frase, «A única coisa que precisamos saber é quanta compreensão e respeito eles têm pelo caminho um do outro», estamos a considerar que há um...
Concordância verbal com «cada palavra, cada frase»
Pergunta: «Cada palavra, cada frase, que para um leitor descuidado satisfazia o apetite pela fina literatura, para mim era o reflexo inclemente de minha personalidade.»
Na frase acima, poder-se-ia dizer que nela se faz concordância verbal correta?
Obrigado.Resposta: A concordância verbal está correta.
Segundo a regra geral da concordância, o sujeito composto impõe ao verbo a forma plural, como se observa em (1):
(1) «Os livros e os jornais foram levados daquele lugar.»
Quando o verbo tem como...
«Algo que pareça estranho»
Pergunta: Gostaria de saber qual das seguintes frases é que está correta e, se possível, o porquê de uma estar correta e da outra não o estar.
«Se vir algo que lhe pareça estranho, contacte as autoridades.»
«Se vir algo que lhe parecer estranho, contacte as autoridades.»
Desde já o meu obrigado pelo tempo disponibilizado e votos de um bom ano novo.Resposta: As frases apresentadas são compostas por três orações:
(i) «contacte as autoridades» - Oração subordinante
(ii) «se vir algo que lhe pareça/parecer estranho» - oração...
Falar em público: cinco erros a evitar
Uma competência que se aprende
«Falar em público não é uma competência inata, aprende-se!», considera a professora Carla Marques, em artigo publicado na Leya Educação de janeiro de 2019, em que enumera cinco erros que quem fala em público deve evitar de todo....
A classe gramatical de «muitas»
Pergunta: Na frase «Na nossa escola, há muitas árvores», a palavra muitas pertence a que classe/subclasse de palavras? Diria quantificador existencial, no entanto, esta designação já não consta do Programa e Metas Curriculares de Português – Ensino Básico e Secundário. Qual a classificação atual e correta [em Portugal]?
Muito obrigada pela ajuda.Resposta: A palavra muito (e suas variáveis), quando determina um nome, pertence à classe dos quantificadores...
