Textos publicados pelo autor
«Terceiro(s)» usado como substantivo
Pergunta: Quando se diz algo a alguém e lhe dizemos para não contar a "terceiros", porque se diz "terceiros" e não "segundos"? Não tinha mais sentido assim?Resposta: Fala-se de «terceira pessoa» quando se trata de quem não intervém numa situação em que há duas partes interessadas. Por exemplo, num contrato há duas partes intervenientes, e os que são estranhos a essa ligação de interesse são denominados «terceiros».
Terceiros é, portanto, sinónimo de estranhos, subentendendo-se...
A palavra dormidista
Pergunta: O que significa a palavra dormidista? Não encontro em nenhum dos dicionários de referência – Houaiss ou Aurélio.
Desde já agradeço a ajuda.Resposta: A palavra dormidista ocorre na Gramática Histórica da Língua Portuguesa1, do gramático M. Said Ali (1861-1953), incluída numa série de derivados com o sufixo -ista e sem indicação do seu significado (mantém-se a ortografia original; sublinhado nosso):
«[-ISTA] 1221. É...
A pronúncia e o acento de ambrósia
Pergunta: Devemos escrever «ambrosia» ou «ambrósia»?
Muitos dicionários distinguem entre ambrosia (bebida dos deuses) e ambrósia (termo botânico), mas isto parece-me bizantino.
Sempre ouvi e li «ambrósia», com acento, idependentemente dos termos (homónimos?).
Estou errado?
Obrigado.Resposta: Pronuncia-se e escreve-se ambrósia – pelo menos, em Portugal –, conforme já recomendava Rebelo Gonçalves, no seu Tratado de Ortografia da...
As grafias de extensão e estender
Pergunta: Na gíria dos assuntos relacionados com questões da Qualidade nomeadamente em documentação oficial é corrente utilizar a expressão «extensão do âmbito da acreditação» de um organismo.
Contudo, quando nos referimos ao facto de um organismo pretender estender a sua acreditação já escrevemos estender e não "extender", considerando que esta última forma é correta no sentido em que o organismo alargou o âmbito da sua atuação.
A questão que coloco é se extensão é uma grafia...
Os adjetivos rócheo e pétreo
Pergunta: Estou a reparar, não sem alguma surpresa, que os dicionários da Porto Editora e Priberam não contemplam o adjetivo "rócheo", que julgo ser sinónimo de rochoso. Estou a ver mal?
Deparei com este problema em virtude de ter visto o termo escrito com acento numa obra que segue a grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
Leva acento, não leva? E, mais importante: o termo existe?Resposta: Rócheo é palavra raramente dicionarizada, mas encontra registo, por...
