Textos publicados pelo autor
A subclasse do advérbio incrivelmente
Pergunta: Na frase «Ele tinha o cabelo incrivelmente crespo», a que subclasse pertence o advérbio incrivelmente?
Será um advérbio de modo?
Cordialmente.Resposta: Pode classificar-se incrivelmente como advérbio de grau, pelo menos, no atual contexto escolar de Portugal.
Atendendo à sua quase sinonímia com muito em associação com adjetivos, na construção analítica do grau superlativo absoluto, tem cabimento a classificação de...
A grafia de subsidiodependência
Pergunta: O dicionário da Porto Editora diz-nos que se escreve "subsídio-dependência". O da Priberam diz-nos que se escreve "subsidiodependência".
Qual deles está errado?Resposta: É um tanto difícil afirmar que o dicionário da Porto Editora está errado, porque se trata de um composto relacionável com um outro, subsidiodependente, que, suscetível de ocorrer como nome («os subsidiodependentes»), exibe o elemento subsídio- não em coordenação com...
O anglicismo semântico essenciais
Pergunta: Gostaria de saber se é válida ou merece alguma censura a utilização do termo "essenciais" com o significado de "produtos essenciais". Esta utilização é cada vez mais frequente no setor do comércio.
Alguns exemplos:
«Essenciais para carro» (Lidl)
«Essenciais para a escola» (Apple)
«Essenciais para casa» (H&M)
«Lista de essenciais» (Público, Fnac, entre outros).
ObrigadoResposta: É anglicismo semântico, pois trata-se da tradução literal do inglês essentials, o mesmo que «coisas...
O plural de pólis
Pergunta: Gostaria de saber a forma correta do plural da palavra "pólis", pois tenho pesquisado e encontrei as seguintes formas: "póleis", "poleis", "pólis".
Muito obrigada!Resposta: Quando se usa pólis em português, mantém-se a mesma forma no plural. A forma póleis configura um plural, mas no grego clássico, e não em português.
Pólis significa «cidade-Estado, na Grécia antiga» e «um estado ou sociedade, especialmente quando caracterizado por um senso de...
O nome do rio Lis
Pergunta: Qual a grafia correta e atual do nome que rio que passa por Leiria? Qual o acordo ortográfico que sustenta a designação atual?Resposta: Lis é a grafia correta do nome do rio em questão.
A grafia não tem tido alteração, pelo menos, desde 1940, ano de publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, no qual já figura o potamónimo (nome de rio) em apreço com a grafia Lis.
Já se propôs que Lis se relacione...
