Textos publicados pelo autor
A construção «de tanto que...»
Pergunta: No Brasil é muito comum usar expressões como: «De tanto que estudei, consegui ser aprovado»; «de tanto que apanhei da vida, aprendi a lição».
Entretanto, não consegui descobrir em livro nenhum se [primeiro] a expressão «de tanto que» pode ser considerada locução conjuntiva causal e se [segundo] seu uso é coloquial ou não.Resposta: A sequência «de tanto que» não se encontra registada como locução conjuncional nas gramáticas de referência nem nos dicionários gerais. Contudo, a descrição linguística tem permitido...
Os diminutivos e os aumentativos formam novas palavras?
Pergunta: Quando alteramos o género, o número ou o grau de uma palavra (aumentativo, diminutivo), estamos a criar uma nova palavra da mesma família? Já li que ao acrescentarmos o sufixo -inho ou -ito, por exemplo, estaríamos a formar uma nova palavra (derivação), mas também já li o contrário...
Obrigada.Resposta: A resposta à pergunta não pode ser taxativa, porque não há consenso sobre estatuto derivacional dos diminutivos.
Quando se fala das formas da flexão de uma palavra – os...
Álbum como nome comum coletivo
Pergunta: Gostaria de confirmar se a palavra álbum é um nome comum ou um nome comum coletivo. Segundo alguns dicionários, define-se como:
1. Livro em branco para colecionar fotografias, postais, selos, recortes, etc. 2. Livro em branco em que se coleccionam notas, pequenas composições literárias, autógrafos, etc. 3. Livro com muitas ilustrações, geralmente acompanhadas de pequenos textos (ex.: álbum de banda desenhada). 4. Obra musical de longa duração, gravada em suporte físico (CD, vinil, etc.) ou...
O nome coletivo redil
Pergunta: Redil é um nome comum ou um nome comum coletivo. Ex: «Juntou as cabras no redil.»Resposta: Trata-se de um nome comum coletivo, quando significa «rebanho de ovelhas» (ou «de caprinos»). Já não é quando significa «abrigo para ovinos e caprinos» (cf. Dicionário Houaiss).
É de lembrar que os nomes ou substantivos comuns podem ser também coletivos – é o caso....
A sintaxe do verbo associar
Pergunta: Na frase «associamos aquela época a um mundo de barbárie», qual é a função sintática de «a um mundo de barbárie»?
Se atentarmos na definição de complemento indireto apresentada na vossa página por Edite Prada:
«[...] o complemento indireto tem, segundo a Moderna Gramática Portuguesa de Bechara, pág. 42, as seguintes características:
a) «É introduzido pela preposição a ou mais raramente para»;
b) a palavra que o expressa «designa um ser animado ou concebido como tal»;
c) «expressa o significado...
