Textos publicados pelo autor
Ainda navegação «à vela»
Pergunta: Após leitura da seguinte resposta, tive dúvidas quanto à ocorrência ou não da crase nesse caso. Antes, estava certo de que não ela não ocorria.
Ora, diz que a língua não se rege apenas por princípios lógicos, mas, basicamente por eles, havemos de convir. Por isso, acho mesmo normal que se questione a utilização de "à vela", e não me dou por satisfeito com a resposta de que foge à lógica.
Tenha-se também em conta que o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, versão eletrônica, acolhe no verbete vela a locução «a vela», como...
Rima encadeada e interna
Pergunta: Gostaria de saber quais as situações em que se encontram os tipos de rima encadeada e interna, segundo a versão aprovada da TLEBS, uma vez que encontro definições diferentes, quer em gramáticas, quer em manuais.
ObrigadaResposta: O Dicionário Terminológico (ex-TLEBS) não contempla as noções de versificação. Por este motivo, é mesmo necessário contentarmo-nos com os preceitos definidos em diferentes gramáticas e manuais. Sugiro a consulta de uma gramática de referência como a de Celso Cunha e Lindley...
Léxico interno e léxico externo
Pergunta: Estou lendo um livro sobre estruturas lexicais e não consegui entender a seguinte questão: Há diferença entre o léxico externo e o interno. E se há, em algum momento pode uma construção estar no léxico interno, mas não necessariamente no externo?
Aguardo,
Abraços.Resposta: A distinção a fazer pode ser a proposta por Margarida Basílio, em Formação e Classes de Palavras no Português do Brasil (São Paulo, Editora Contexto, 2004, pág. 10):
«Quando dizemos que o léxico é o conjunto de palavras de uma língua,...
Diácope
Pergunta: Gostaria de saber mais informações sobre a figura de linguagem diácope, a fim de atender a um trabalho acadêmico.
Desde já muito grata.Resposta: A diácope, do grego diakopé, «corte», é uma «figura de linguagem que consiste na repetição da mesma palavra, tendo outra(s) de permeio (p. ex.: triste vida, triste sorte)».
Sobre esta figura de linguagem, consulte os Textos Relacionados....
O apelido e topónimo Covas
Pergunta: Gostava de ser informado acerca da origem da palavra Covas.
Herdei da minha mãe o nome, que era natural da vila de Monção (Portugal).
Antecipadamente grato pelas informações que me possam dispensar.Resposta: Não há certeza a respeito da origem do apelido Covas. Talvez se trate de uma antiga alcunha, «o Covas», ou seja, «o que veio de Covas», em alusão a Covas, nome de lugar frequente em Portugal, na Galiza e no Brasil. Este topónimo terá surgido a partir do substantivo feminino...
