Textos publicados pelo autor
Sobre os vocábulos ocê e cê (= você)
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem se existem, em brasileiro, os vocábulos "ocê" ou "cê", como formas variantes (ou diminutivas?) do vocábulo você. Pergunto isto, porque, de facto, não encontro em nenhum dicionário de língua portuguesa. Penso que, em português de Portugal, não deve existir. Apenas encontrei um site que trata, de modo superficial, um pouco desta questão. Pergunto, pois: é legítimo, isto é, está correcto dizer a alguém: «Cê quer uma sopa?» ou «Ocê não chegou a horas».
Faz-me um pouco...
As palavras da família de tempo
Pergunta: Quais as palavras da família de tempo?Resposta: Tendo em conta que uma família de palavras se define como um conjunto de palavras que partilham a mesma etimologia e os mesmos constituintes morfológicos (sobretudo raízes e radicais), sugiro a seguir uma lista de vocábulos que não é...
A origem da palavra cachupa
Pergunta: Qual é a origem da palavra cachupa?Resposta: A cachupa ou catchupa é, como toda a gente saberá certamente, um prato tradicional cabo-verdiano.
«[…] feito basicamente com milho pilado [ou cutchido], feijão ou favona e carnes (lombo ou entrecosto de porco, eventualmente galinha, toucinho) ou peixe.
Não vou alongar-me sobre os diferentes tipos de cachupa, questão que terá mais que ver com um programa de culinária. Mas também não vou dizer muito acerca do tópico da pergunta que é feita, porque as fontes consultadas não...
Espedaçar, variante de despedaçar
Pergunta: Gostaria de saber se a palavra espedaça existe, ou deve, unica e simplesmente, dizer-se despedaça.
Obrigado.Resposta: Espedaça é a terceira pessoa do singular do verbo espedaçar, que é uma variante de despedaçar. Existem alguns casos em que a forma es- ocorre como variante do prefixo des-: «em alguns casos, es- equivale ao pref. des- (ver): escabelado/descabelado,...
Sobre o termo pantanas
Pergunta: Ao procurar informação sobre Gales, encontrei referências a uma lenda sobre "The Curse of Pantannas".
Achei curioso o nome ser tão parecido com o nosso pantanas e ainda maior coincidência referir-se mais ou menos à ruína duma casa, tal como o nosso «pôs a casa em pantanas».
Parece-me pouco provável passar de mais do que uma coincidência, mas poderão informar-me se há alguma coisa em comum entre os dois termos?
Poderá o nosso termo dalguma maneira ter tido origem naquela história?
Ou poderá ser um termo de origem...
