Textos publicados pelo autor
Infografia, infografismo
Pergunta: Gostaria de saber o que significa a palavra infografismo.
Obrigada.Resposta: Não encontro infografismo, mas dou com os substantivos infografia e infográfico, assim definidos pelo Dicionário Houaiss:
infografia
«gênero jornalístico que utiliza recursos gráfico-visuais para apresentação sucinta e atraente de determinadas informações»
infográfico
«apresentação de informações com preponderância de elementos gráfico-visuais (fotografia,...
Mal visto e malvisto
Pergunta: Relativamente à resposta dada em 22/04/2008, com o título Grafia de malvisto, gostaria de saber se são aceitas as seguintes frases:
1) «O João foi mal visto, porque chegou disfarçado ao velório.»
2) «A placa foi/ficou mal vista, pois o mato a encobriu.»
Outras situações com mal:
3) «O prédio malfeito/malconstruído foi vendido por um preço baixo.»
4) «O prédio foi mal feito/mal construído pela construtora.»
5) «Aquele quadro está/ficou malpintado.»
6) «Aquele quadro foi mal pintado pelo João.»
7) «O...
Pronúncia de ideia, paranóico e asteróide no português europeu
Pergunta: É verdade que, no português europeu, a palavra ideia rima com aldeia e que nas palavras paranoico, asteroide, europeia não há ditongo aberto, como no Brasil?
Obrigada.Resposta: É verdade que ideia e europeia rimam com aldeia no português europeu, e o mesmo acontece com assembleia, epopeia,...
«Ter conhecimento de»
Pergunta: Gostaria de saber qual é a correta regência nominal do substantivo conhecimento? «Tenho conhecimento de preposição», ou «tenho conhecimento em preposição»; ou mesmo «conhecimento em informática», ou «conhecimento de informática»?
Muito obrigada!Resposta: A expressão em causa é «ter conhecimento». Quando se pretende indicar que o conhecimento é técnico, usa-se o plural:
(1) «Tenho conhecimentos de informática/música/inglês.»1
Se se pretende dizer que o conhecimento é relativo à existência de uma...
Ainda a origem e o significado de Linhares
Pergunta: Referente á carta de Pedro Linhares de Braga (28/01/2009) e que Carlos Rocha, coma sempre, respondeu e esclareceu brillantemente, quixera, de forma máis comprida, agregar un miúdo comentario. Así é ben seguro, logo, que os que levan o apelido Linhares (Liñares) terán que ver na súa orixe con algunha das moitas localidades que tanto en Portugal como en Galicia existen co citado nome tal como Carlos Rocha indicou coa súa perene lucidez. Mais tamén é ben certo que ese topónimo, por súa vez, lle...
