Textos publicados pela autora
Análise morfológica de «tem-lhe ganh[ad]o»
Pergunta: Como se analisa morfologicamente «tem-lhe ganho»?Resposta: «Tem-lhe ganho», morfologicamente, analisa-se da forma seguinte:
1. — Tem — verbo ter, na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo.
2. — lhe- pronome pessoal, complemento indirecto.
3. — Particípio passado do verbo ganhar que, com o verbo ter, deve ser usado na...
A translineação das palavras consolação, juízo, fechado e dissesse
Pergunta: Gostava que me pudesse ajudar para o caso de no final da linha poder translinear correctamente as seguintes palavras: consolação, juízo, fechado e dissesse!
Obrigada pela atenção dispensada.
Resposta: A divisão silábica e a translineação estão intimamente ligadas. No entanto, temos de respeitar algumas regras.
Nos exemplos que apresenta, a translineação é feita da forma seguinte:
1. Consolação —...
"Amandar"
Pergunta: Se "ateimar", "abaixar" e "assentar" são variantes aceites de teimar, baixar e sentar, respectivamente, será que o mesmo sucede com "amandar"? Se não, porquê?Resposta: "Amandar" não existe, de facto, como variante do verbo mandar, ao contrário do que acontece com todos os verbos que menciona.
No entanto, ouve-se com frequência essa forma em vez de mandar. O motivo desta grande frequência ocorre, a meu ver, por...
A diferença entre agente do estado e funcionário público
Pergunta: Gostaria de ser informada quanto à diferença entre «agente do estado» e «funcionário público».Resposta: «Funcionário público» é aquele que trabalha num serviço público. Trata-se de um agente administrativo que está sujeito a regime jurídico. É também aquele que trabalha por conta de outrem e exerce um cargo permanente e remunerado.
Agente do Estado é aquele que representa o Estado num determinado cargo. É um emissário, pessoa de confiança de um governo, que se encarrega de missões relativas ao Estado, numa...