Textos publicados pelo autor
Paroxítonas terminadas em «am»
Pergunta: Qual é a regra para as paroxítonas terminadas em «am»?Resposta: A Base XIII da norma portuguesa indica que a terminação am (ditongo de som ¦ão¦) só se emprega em flexões verbais e é sempre átona. Esta determinação implica que se dispense o acento na vogal anterior (ex.: amam, acabam, fugiram); regra que se aplica inclusivamente às terminações iam (ex.: cabiam, fugiam).
Note que se grafa diminuíam, porque neste caso se...
Pega e pêra
Pergunta: ...Uma pequena queixa… Fiz-vos uma pergunta sobre a pêra e passaram mais de dois dias úteis... Para antecipar a V. resposta, que entretanto encontrei, que o acento serve para distinguir a palavra da antiga preposição pera, devo dizer que ela não me satisfaz, visto que há um caso parecido com pega que não leva nenhum acento.
Desde já vos agradeço.Resposta: A grafia correcta é pêra (fruto), com acento circunflexo. Grafia explícita na Base XXII da Norma portuguesa e na XII da brasileira, ambas em vigor. O...
Bênção
Pergunta: Uma professora primária afirma que não existem palavras em português com dois acentos.
Na consulta ao Glossário, encontrei "bênção" com dúpla acentuação.
Algum deles não é acento?
A regra não será verdadeira?Resposta: A afirmação da senhora professora não está errada: está incompleta. Quanto à palavra bênção, alguns gramáticos completam a regra dizendo que o til não é um acento gráfico, mas um sinal gráfico de nasalação.
A verdade, porém, é que a afirmação de que o til não é um acento gráfico...
Leishmânia
Pergunta: Como se escreve o género (protozoário) leishmania em português? Leishmania ou leishmânia?Resposta: Deve escrever leishmânia e não «leishmania», de acordo com Rebelo Gonçalves.
São muito frequentes/freqüentes na nossa língua as palavras terminadas em «ania», mas também existem as que terminam em «ânia», como Oceânia, capitânia, Estefânia, britânia, etc.
Nas palavras da língua portuguesa o h é normalmente suprimido no interior das palavras (como...
Carcinogénese
Pergunta: Escreve-se carcinogenese ou carcinogénese?Resposta: Deve escrever-se carcinogénese e não «carcinogenese» (no Brasil, provavelmente carcinogênese).
O mais seguro para se saber qual a grafia duma palavra em que se tem dúvidas, é sempre vê-la escrita numa obra idónea. Não a encontrei em: "Rebelo Gonçalves, José Pedro Machado, Porto Editora e Texto Editora", nem no brasileiro "Aurélio". Trata-se, portanto, dum neologismo. Não admira que o consulente tenha tido dificuldade. Só a fui...