Textos publicados pelo autor
Armazéns
Pergunta: O plural de armazém tem, ou não tem, acento agudo?Resposta: O termo armazéns é acentuado. Está assim grafado na Base XIII da norma Portuguesa e registado no dicionário brasileiro Aurélio, entrada armazém-geral.
Como surgem frequentemente dúvidas na acentuação de éns/ens, indica-se a seguir uma regra prática:
I) Acentuam-se as palavras oxítonas (agudas), com mais do que uma sílaba, terminadas em éns (ex.:...
Raul, Paul, paul, Saul
Pergunta: As palavras Raul, Paul e Saul escrevem-se deste modo ou com acento na letra u (ú), como Raúl, Paúl e Saúl?Resposta: Deve escrever Raul, Paul, paul, Saul, assim registadas em Rebelo Gonçalves (sem acento).
Como justificação, peço-lhe que analise a minha resposta ao tema distribuído. Na excepção ii) indica-se que não é necessário acento em i ou u, para que haja hiato com a vogal anterior, se i ou u estão seguidas de...
Forma ou fôrma
Pergunta: Me chamou a atenção quando li outro dia - letra de fôrma. Fôrma leva realmente acento no caso acima? Parabéns pela página e o serviço prestado com ela.Resposta: Falta o contexto, para analisar devidamente a expressão que indicou; mas, na utilização corrente, a pronúncia costuma ser ¦fô¦.
Se a sua dúvida se refere à necessidade do acento, esclareço ainda:
Em Portugal [P] escreve-se forma ¦fô¦ (sem acento); no Brasil [B] fôrma (com acento). Deve usar a grafia válida no...

Erros Corrigidos de Português (6.ª edição)
Novidades desta 6.ª edição da obra de D´Silvas Filho, em relação à anterior (a 1.ª data de 1994): • O livro foi todo adaptado ao Acordo Ortográfico, embora no capítulo "Vocabulário Fundamental" esteja indicada também a grafia que vigorava na norma anterior, permitindo assim que esta seja também uma obra de consulta para quem deseja continuar a escrever na antiga norma durante o período de moratória em Portugal (até 2015). • Inclui, na parte do capítulo "Glossário dos Erros Corrigidos", as regras tradicionais da gramática em...