Fernando Venâncio - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Fernando Venâncio
Fernando Venâncio
13K

Fernando Venâncio (Mértola, 1944) formou-se em 1976 em Linguística Geral, na Universidade de Amesterdão. Aí se doutorou em 1995, com um estudo sobre as «ideias de língua literária em Portugal no século XIX». Publicou estudos sobre «brasileirismos em Portugal», as reformas ortográficas e o Português Fundamental. Tem escrito no Jornal de Letras (JL), no semanário Expresso e na revista Ler. É autor dos romances Os Esquemas de Fradique (1999) e El-Rei no Porto (2001) e da antologia Crónica Jornalística. Século XX (2004). A sua mais recente obra é Assim Nasceu uma Língua (2019).

 
Textos publicados pelo autor
Glossário etimológico sobre o português arcaico
Por Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca

Este Glossário Etimológico das Crónicas Portuguesas dos Portugaliae Monumenta Historica, da autoria do nosso ilustre consultor Prof. Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, é o registo vocabular da colecção de crónicas, quer em português quer em latim, do volume Scriptores da colecção Portugaliae Monumentae Historica, publicado desde 1846 pela Academia das Ciências de Lisboa, sob a direcção do historiador Alexandre Herculano. Integrando os vocábulos comuns e os nomes próprios originais da nossa língua no decurso da Idade Média, em edição do autor (Lisboa, 2001), ela vem preencher o que o próprio define como «uma grande lacuna na filologia portuguesa»: a inexistência, ainda, de um Dicionário da Língua Portuguesa Arcaica.

Outras obras de Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca: Método Prático da Língua Romena (Lisboa, 1994. Reedição anastática em 1963), Chave dos Exercícios do Método Prático da Língua Romena (Lisboa, 1955), Diccionnaire Français-Portugais/Dicionário Francês-Português (Paris, Larousse, 1957. Numerosas reedições), Noções de História da Língua Portuguesa (Lisboa, Clássica Editora, 1959), Cantigas de Escárnio e Maldizer dos Trovadores Galego-Portugueses (Lisboa, Clássica Editora, 1961. 2.ª edição, corrigida e aumentada em 1971), Vademecum do Estudante de Francês (Lisboa, Didáctica, 1961), Dicionário Universal Francês-Português/Português-Francês (Berlim, Langenscheidt, 1965. Várias reedições), O Português Fundamental (1.º Grau Provisório, Lisboa, Divul, 1966), Textos Literários Seiscentistas (Coimbra, Coimbra Editora, 1967), Vocabulário do Francês Fundamental e de Iniciação na Crítica e na Explicação Literária (Lisboa, Bertrand, 1967), História e Situação da Língua Portuguesa no Mundo (Lisboa, Colégio Militar,...