Francisco Belard - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Francisco Belard
Francisco Belard
5K

Francisco Belard (Beja, 1946), licenciado em História pela Universidade de Lisboa, é professor na Escola Superior de Jornalismo de Lisboa. A par dessa função, é ainda jornalista dos jornais diários República, A Luta, Diário de Notícias, do Semanário Expresso e colaborador na revista Ler.

 
Textos publicados pelo autor

«Foi você que pediu um bom título?» Intitula-se assim o livro que Dinis Manuel Alves, jornalista, publicou na Quarteto. Não o li nem o vi; soube do iminente lançamento no dia em que um ultimato não britânico me fez saber que teria de entregar esta crónica mais cedo do que julgava possível, por razões técnicas (ou futebolísticas segundo rumores não confirmados mas, se calhar, bem verdadeiros).

«Procurar maior rigor na expressão escrita e falada em português, sobretudo nos textos jornalísticos e noutros que, não sendo estritamente jornalísticos, são transmitidos pelos media (caso das legendas ou da locução de filmes, séries e documentários), seria um serviço público.»

Com as novas técnicas de fertilização, certas palavras passaram ao plural. Exemplos

«Já se disse tudo, mas como ninguém ouve, é sempre necessário recomeçar.» Esta frase de André Gide costumava abrir uma das secções da Critério, publicação relativamente periódica que saiu entre Novembro de 1975 e Novembro de 1976. Ao todo foram oito números: os primeiros seis dirigidos por João Palma-Ferreira e Alexandre O'Neill, escritores que nos andam a fazer falta (contentemo-nos co...

O Dossier (The File) é um livro de Timothy Garton Ash sobre a RDA. Ainda bem que a Editorial Notícias não pôs «dossiê». Eu costumava escrever dossier entre aspas, para assinalar que não é palavra portuguesa (talvez um dia o seja), o que aliás não me tira o sono. Agora, com a sanha aportuguesadora (e não há entrada «aportuguesador») do dicionário atribuído à Academia das Ciências (v. dossier na «Revista»), escrevo ass...