DÚVIDAS

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Textos publicados pela autora

Consultório

Mais-que-perfeito simples: «pintara um belo quadro»

Pergunta: Tendo em conta as frases abaixo indicadas, perguntava-vos que diferenças semânticas são transmitidas com o uso do pretérito perfeito do indicativo e do pretérito mais-que-perfeito do indicativo. a. O pintor pintara um belo quadro. b. O pintor pintou um belo quadro. Obrigado.Resposta: O pretérito perfeito do indicativo é usado para localizar temporalmente uma situação anterior ao momento da enunciação, ao passo que o pretérito mais-que-perfeito...

Consultório

Oração relativa: «Quem valerosas obras exercita/Louvor alheio muito o esperta e incita» (Camões)

Pergunta: Nos versos d'Os Lusíadas «Quem valerosas obras exercitaLouvor alheio muito o esperta e incita...» qual a função sintática da oração substantiva relativa?Resposta: Na frase «Quem valerosas obras exercita / Louvor alheio muito o esperta e incita» que, pertence aos versos finais da estância 92 do Canto V da obra Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, a oração relativa «Quem valerosas obras exercita» desempenha a função sintática de complemento direto. Na frase em análise, os verbos da...

Consultório

Deslassar e deslaçar (maionese)

Pergunta: A maionese pode deslassar ou deslaçar, ou ambas? Fica frouxa, logo deslassa, ou perde a consistência que já tinha e, portanto, deslaça? Obrigada. Obrigada também pelo vosso excelente trabalho.Resposta: Em primeiro lugar, agradecemos as palavras simpáticas que nos endereçou. A maionese pode deslassar ou deslaçar, depende do que se pretende expressar. Tal como o leite, a maionese pode formar grumos e, portanto, deslassa, como é...

Ensino

A concordância em Português como Língua Estrangeira

Reflexão sobre a aquisição/aprendizagem das suas regras

«Na minha curta experiência de docente de PLE, tenho encontrado inúmeros problemas relacionados tanto com a concordância nominal como com a concordância verbal. Muitos dos alunos dos níveis iniciais, independentemente da sua língua materna, revelam pouca consciência da concordância...» – reflete Inês Gama, neste apontamento sobre o ensino da concordância em Português como Língua Estrangeira....
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