A revista Palavras – Revista em Linha, uma publicação da Associação de Professores de Português, dedica o seu número 4 ao ensino de Português como língua pluricêntrica. Esta edição conta com a colaboração editorial da professora e linguista Margarita Correia e pretende discutir e esclarecer os conceitos e as razões que estão por detrás da conceção da língua portuguesa como pluricêntrica. Desmistifica, ao mesmo tempo, a relação da norma com a variação linguística, refletindo sobre as formas de incorporar estes fundamentos no ensino, pois, como assinala Margarita Correia no editorial «reconhecer variedades nacionais implica assumir a variação linguística não como problema a ser dirimido pela escola, mas antes como caraterística fundamental das línguas, e, em consequência, do português, a ser ensinada pela escola».
Este número da revista conta com vários artigos dedicados ao ensino de Português como língua pluricêntrica da autoria de docentes e investigadores de diferentes instituições de ensino e centros de investigação. Assim, nesta edição, pode-se encontrar uma entrevista conduzida por Paulo F. Pinto, a Edleise Mendes (Universidade da Bahia) sobre o ensino da norma nas escolas; um trabalho de Ana Luísa Costa acerca do ensino de português como língua pluricêntrica; um texto de