Maria de Lurdes Rodrigues - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Maria de Lurdes Rodrigues
Maria de Lurdes Rodrigues
1K

Professora universitária portuguesa,  docente no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboaonde lecciona desde 1986 e concluiu o seu doutoramento em Sociologia (1996) e prestou provas de agregação (2003). Ministra da Educação  no XVIII Governo Constitucinal (2005-2009). Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento entre 2010 e 2013. Autora e orientadora de vários trabalhos académicos sobre profissões e política de educação.

 

 

 

 

 
Textos publicados pelo autor
As universidades e as competências para um futuro pós-covid
Caminhos para uma recuperação

«A crise provocada pela pandemia da covid-19 [...] [r]evelou problemas graves sem visibilidade pública, revelou fragilidades, mas também revelou as forças que permitiram responder melhor na proteção da saúde pública e na preservação do tecido económico e social» – defende Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e antiga ministra da Educação de Portugal (2005-2009), numa reflexão sobre o papel das universidades no quadro da recuperação da referida crise sanitária. Texto saído em 23 de junho de 2020 no jornal Público e adiante transcrito com a devida vénia.

Português para todos

«Ensinar a ler e a escrever uma criança que não fala português porque é outra a sua língua materna requer metodologias e técnicas de ensino diferentes das que são usadas no ensino de crianças que já falam a língua, ou para as quais o português é a primeira língua» – lembra Maria de Lurdes Rodrigues, professora do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e ex-ministra da Educação (2005-2009) em Portugal, a propósito do estatuto do português nos sistemas de ensino de países como Cabo Verde, Angola, Timor-Leste ou Moçambique. Texto publicado no jornal português Diário de Notícias em 12/4/2017.