Controvérsias Lembrar Luís de Camões, «numa época de apoucamento da língua» A propósito do 10 de Junho «Referir Luís de Camões implica forçosamente falar da Língua Portuguesa, com o mal-estar que ressalta de ser ostensivamente tão mal-amada por “gente surda e endurecida” que se pavoneia pelo Poder e outros lugares. Confirma-o o privilégio dado ao texto utilitário em detrimento do literário, de que é exemplo o estudo do poeta, lírico e épico.» Considerações de Maria do Carmo Vieira, professora de Português, tecendo críticas ao que ela considera «o caos no ensino do Português», a propósito do Dia de Camões, de Portugal e das... Maria do Carmo Vieira · 9 de junho de 2023 · 3K
Ensino O ensino sob o signo do absurdo e da assobiadela para o lado «Absurdos que afetam as aprendizagens dos alunos portugueses» «Focando-me no ensino [em Portugal], foi-nos dito, e continua a ler-se nas entrelinhas, que a qualidade do ensino não depende do número de alunos por turma. No entanto, todos sabemos por experiência que há grande diferença entre ter 20, 25, 30 ou mais alunos, na sala de aula» – escreve neste artigo* de opinião a professora de Português Maria do Carmo Vieira, apontando o que considera serem alguns dos «absurdos que afetam as aprendizagens dos alunos portugueses». * in jornal Público de 23 de... Maria do Carmo Vieira · 27 de outubro de 2021 · 1K
Controvérsias Se desprezarmos a Memória, bastará uma acendalha e o fogo será devastador O imperativo de não esquecer a 2.ª Guerra Mundial e o Holocausto Um texto da professora Maria do Carmo Vieira, que tece críticas às alterações curriculares do sistema de ensino em Portugal que têm, na sua opinião, levado a afastar os jovens do contacto com as memórias e as lições da 2.ª Guerra Mundial e do Holocausto. Na imagem, aspeto atual da entrada do antigo campo de concentração (campo I) de Auschwitz, na qual se pode ler em alemão o lema Arbeit macht frei, ou seja, «o trabalho liberta» (fonte: Unsplash). ... Maria do Carmo Vieira · 5 de fevereiro de 2020 · 1K
Controvérsias Malefícios no ensino do Português São, eles, na opinião da autora, referindo-se à realidade portuguesa: a «impraticabilidade da TLEBS», a «valorização da oralidade sobre a escrita», a subalternização do Latim e o Acordo Ortográfico. Artigo dado à estampa no jornal “Público” de 20/08/2012, a seguir transcrito na íntegra. ... Maria do Carmo Vieira · 9 de agosto de 2012 · 5K
Controvérsias «A língua não é uma vaca sagrada imutável»?!... Em boa hora apareceu a entrevista da jornalista Bárbara Wong ao director-geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, no dia 5 de Janeiro, porque através dela ganhámos a certeza de que o ensino continua em boas mãos, nomeadamente no que se refere à disciplina de Português.... Maria do Carmo Vieira · 14 de janeiro de 2007 · 3K