Maria Helena Mira Mateus - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Maria Helena Mira Mateus
Maria Helena Mira Mateus
11K

Maria Helena Mira Mateus (1931 – 2020). Linguista portuguesa, foi professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fundadora do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), de que foi presidente entre 2005 a 2013. Destacou-se na área da Fonologia Portuguesa, publicando Aspetos da Fonologia Portuguesa (1975), Fonética, Fonologia e Morfologia do Português (1991) e, com Ernesto de Andrade, The Phonology of Portuguese (2000). Em 2018 publicou o seu livro de memórias, Uma Vida Cheia de Palavras. Colaborou ativamente em publicações, projetos, manuais e encontros científicos sobre a metodologia do ensino da língua portuguesa, tendo coordenado a edição de Uma política de língua para o Português (2002). Também coautora da importante obra de referência Gramática da Língua Portuguesa, desde a primeira edição de 1983 até à última edição revista e aumentada, de 2003, do Dicionário de Termos Linguísticos (Volume I de 1990 e volume II de 1992) e de A Língua Portuguesa — Teoria, Aplicação e Investigação (2014), entre vários livros e artigos  incluídos e revistas portuguesas e estrangeiras. Foi presidente da Associação de Professores de Português (1978-80), vice-reitora da Universidade de Lisboa (1986-89) e diretora da Revista Internacional de Língua Portuguesa (1987- 2000). Foi ainda presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Mais informação sobre a autora e a sua obra aqui e aqui.

 
Textos publicados pela autora

O trabalho que os linguistas fazem deve ter consequências no ensino da língua

Sendo linguista há mais de trinta anos, não consegui resistir à tentação de colaborar na polémica sobre o ensino da língua portuguesa que já se prolonga há alguns meses. As reflexões que se seguem têm como objectivo mostrar que o trabalho que fazem os linguistas deve ter consequências no ensino da língua materna, visto que a língua é um objecto de estudo e aprendizagem em si mesmo, tal como o...

<i>A Língua Portuguesa</i>
Teoria. Aplicação e Investigação
Por Maria Helena Mira Mateus

Obra que reúne 12 dos mais importantes artigos escritos pela autora, no período de 2001 a 2012, consagrados ao estudo das línguas e à apresentação de resultados da investigação sobre questões particulares do português. Considerando que a relação entre língua e cultura é um tema que ultrapassa as análises exclusivamente linguísticas, na Parte 1 apresentam-se sumariamente as posições de filósofos e linguistas que se pronunciaram, em diversas épocas, sobre essa interrelação e sugerem-se estratégias adequadas para a difusão do português no mundo. A Parte 2 discute aspetos concretos resultantes do ensino do português como língua materna, tendo presente que a escola atual é um lugar de diversidade multilinguística e multicultural. Na Parte 3 referem-se questões gramaticais que preocupam gramáticos e linguistas do século XVI até ao presente. Os artigos incluídos na parte IV apresentam análises peculiares do português e mostram a importância da investigação neste domínio para responder a uma das interrogações propostas no livro: «Língua e cultura: onde estão as marcas da nossa identificação?».

[da sinopse do livro.]

Vide, ainda: Um livro de linguística, com pertinência social e cultural

Gramática da Língua Portuguesa
Por Maria Helena Mira Mateus et al.

«A Gramática da Língua Portuguesa foi publicada pela primeira vez em 1983 e revista na edição de 1989. Esgotada a 4.ª edição em 1999, foi unânime a decisão de preparar uma nova edição amplamente revista, com maior poder descritivo, com um estilo menos tecnicista e com uma cobertura linguística mais ampla. (…) A variedade da língua contemplada nesta obra é a norma-padrão do português europeu, embora em muitas circunstâncias se indiquem características de outras variedades nacionais, geográficas e/ou sociais. Deve igualmente lembrar-se, relativamente ao carácter desta obra, que ela não é uma gramática normativa, ou seja, não é um instrumento que regule o bom uso da língua.A Gramática da Língua Portuguesa dirige-se àqueles que trabalham sobre diversas línguas particulares e também sobre o português e que (…) poderão vir a confirmar ou infirmar as hipóteses apresentadas, contribuindo assim (…) para um maior conhecimento das estruturas linguísticas do português e (…) das propriedades da gramática universal.»

In contracapa da Gramática da Língua Portuguesa