Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Maria Regina Rocha
Maria Regina Rocha
62K

Licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutoranda na mesma; professora na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra; larga experiência pedagógica no ensino politécnico (Escola Superior de Educação de Coimbra) onde lecionou várias disciplinas na área da Língua Portuguesa. Autora (ou em coautoria), entre outros livros, de Cuidado com a Língua!, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito,  A Gramática – Português – 1.º Ciclo, A Gramática – Exercícios – 2.º  anoA Gramática – Exercícios – 3.º ano e A Gramática – Exercícios – 4. ano e Eu não dou erros!

 
Textos publicados pela autora

     «Não faço ideia por que decidiram assaltar a nossa carrinha», escrevia-se numa notícia do jornal “24 Horas” de 9 de Novembro p.p.
     Por que (duas palavras: a preposição “por” + “que”) utiliza-se quando no texto existe o nome ao qual o “que” se refere: «Não sei por que motivo decidiram assaltar a carrinha»; «a razão por que estamos aqui é do conhecimento de todos».<b...

     «As depressões tornam-nos perigosos para si e para os outros», ouviu-se à jornalista Sandra Felgueiras, numa reportagem sobre suicídios de polícias em Portugal, emitida pela RTP-1, no dia 8 de Novembro p.p.
     «As depressões tornam-nos perigosos para elese para os outros» é o que devia ter sido dito.
     É incorrecto o emprego do pronome si quan...

     Scut, acrónimo da expressão «sem custo para o utilizador», é uma auto-estrada em regime de portagens virtuais, cujos custos são suportados pelo Estado</f...

"A diferença entre as notas internas e de exame não é uma regra. Nas duas escolas onde as médias se aproximam mais, a diferença é de apenas 0,9. São duas das escolas mais bem classificadas no "ranking" SIC dos últimos seis anos. Duas das escolas pior classificadas têm as maiores diferenças entre a média interna e a média de exame."

Poderão ser aqui analisados três aspectos desta frase ouvida ao apresentador do "Jornal da Noite" da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho, no dia 1 de Novembro p. p.

     Notícia lida pela jornalista Ana Sofia Vinhas, no “Jornal da Noite” da TVI, de 31 de Outubro p.p., a propósito da lesão provocada por um jogador do Benfica a um ...