Michel Feltin-Palas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Michel Feltin-Palas
Michel Feltin-Palas
552

Chefe de Redação  da revista francesa L'Express, conferencista e autor entre outros livros de Le Roman de Chirac.

 
Textos publicados pelo autor
E se as línguas regionais se tornassem obrigatórias na escola?
Uma medida irreal na França mas aplicada noutros países europeus

«Tive [...] o sonho de ver a França, um país historicamente multilingue, finalmente tomar as medidas que permitiriam que as diferentes línguas do nosso território nacional vivessem em harmonia

Apontamento do jornalista francês Michel Feltin-Palas publicado em L'Express em 31 de maio de 2022 sobre a possibilidade de as línguas regionais terem em França o mesmo tipo de reconhecimento que outras têm em diferentes países europeus. Disponibiliza-se aqui a tradução do texto francês original.

Na imagem, placa toponímica em que, por baixo da forma francesa, aparece a forma occitana La Chapela de Gresinhac. Recorde-se que o nh e o lh do português têm origem na escrita do occitano (também chamado provençal), que na Idade Média contava com nh e lh entre os seus grafemas.

Defesa e ilustração das línguas de França
Um legado de grande diversidade linguística

«Os preconceitos que atingem as línguas ditas regionais são frequentemente os mesmos que sofreu o francês no tempo em que era considerado inferior ao latim.»

Tradução de um artigo em francês do jornalista Michel Feltin-Palas publicado na coluna "Sur le bout des langues" ["Na ponta das línguas" ] da revista L'Express em 5 de abril de 2022, à volta da enorme diversidade linguística da França, que encontra escasso ou nenhum reconhecimento oficial.

Os anglomaníacos
Idiotas úteis do imperialismo americano

 «Por mais nefasta que seja, a política americana tem a seu favor o mérito da coerência: qualquer império, mesmo que espiritual, procura defender os seus interesses. Washington sabe perfeitamente que a DisneyNetflixApple e outras constituem os melhores meios para conquistar espíritos e escoar as suas mercadorias. Não poderemos dizer o mesmo da União Europeia que, apesar do Brexit, continua a estender o tapete vermelho ao inglês.»

Artigo do jornalista francês Michel Feltin-Palas, publicado originalmente na revista L'Express, no dia  29/06/2021, abordando a questão do domínio da língua inglesa no mundo