Textos publicados pelo autor
A vírgula antes da conjunção e
Pergunta: «Esgotado o prazo destinado a esta fase e não havendo retificação a ser feita na ata, dou-a por aprovada.»
Na frase acima, dever-se-ia usar vírgula antes da conjunção e?
Obrigado.Resposta: Para responder concretamente à pergunta do consulente, dever-se-ia usar uma vírgula antes da conjunção e apenas no caso de se pretender fazer passar a ideia de que um dos factos apresentados para a aprovação da ata se assume como mais relevante do que o outro. Todavia, sendo ambos os factos...
O uso dos substantivos com e sem artigo definido
Pergunta: Estou aprendendo o português e não consigo entender (não achei nenhuma regra na Internet que explicasse isso de maneira clara) o seguinte: quando eu não devo colocar o artigo definido e quando devo, como nos exemplos abaixo.
1. «A etapa de retirada do ingresso para o campeonato UFC...»
O texto que eu encontrei em uma revista. Por que não pode ser escrito assim?
«A etapa da retirada do ingresso», ou «A etapa da retirada de ingresso»?
Existe a regra para isso? Ou todas são corretas?
2. «O consumo de...
«Já há muito tempo que não te via/vejo»
Pergunta: Encontrei frases seguintes e não entendi muito bem a diferença em relação ao uso de tempos verbais diferentes:
a) «Já há muito tempo que não te vi.»
b) «Já há muito tempo que não te via.»
c) «Já há muito tempo que não te vejo.»Resposta: Pela forma como a pergunta é colocada, parece adequado incluir na resposta uma perspetiva comunicativa, mais do que exclusivamente gramatical. Nesse sentido, pensemos no uso das frases apresentadas pela consulente integradas nas seguintes situações de comunicação:
I....
Futuro do conjuntivo em orações adverbiais condicionais
Pergunta: Sei que o presente do indicativo pode também expressar ideia de futuro («Amanhã saio bem cedo» = sairei/vou sair). Mas me bateu a dúvida de se é correto usar o presente do indicativo numa frase como «se tenho tempo, vou com você ao cinema», quando se quer expressar condição no futuro – não atividade regular. O uso do futuro do subjuntivo me soa perfeito e melhor aos meus ouvidos: «se tiver tempo, vou com você ao cinema» (ou «irei», num contexto mais formal).
Dou aulas a falantes de inglês, que tendem a usar o presente do...
Imperfeito do conjuntivo numa subordinada
Pergunta: Peço antecipadamente desculpas para o meu coxo português bastante desajeitado, mas acho que estou no lugar certo para aperfeiçoá-lo. Tenho um monte de problemas com este aspeto da língua portuguesa.
«Gostaria que você soubesse» ou «Gostaria que você saiba»?
E, se não estiver a perguntar em demasia, podem dar-me as razões da escolha apropriada?
Obrigado.Resposta: A forma correta é «gostaria que você soubesse». Quando gostar é usado no condicional («gostaria»), o verbo que se lhe...