Textos publicados pelo autor
Ainda «A ou B, complementando com C»
Pergunta: Agradeço esta resposta, porém, se me permitem, gostaria de discordar da resposta dada. Na formulação original está faltando o verbo possuir ou ter. Se o acrescentarmos, fica assim:
«Possuir curso de graduação em qualquer área de formação ou possuir curso de oficial aviador, complementando com uma das opções 1, 2 ou 3.» Já se nota que não é tão óbvio que «complementando» se aplique simultaneamente a A e B.
Segundo o Celso Cunha, Nova Gramática, 3.ª ed., pág. 480:...
O plural da abreviatura fig. (= figura)
Pergunta: Como é que se escreve o plural de Fig.? Já tenho visto "Figs.", "Fig.s", e mesmo "Fig."Resposta: Ao contrário das siglas, as abreviaturas podem ter plural. O plural de fig., abreviatura de figura, é figs. A este propósito, veja-se, por exemplo, o Código de Redacção Interinstitucional da União Europeia.
...
O significado de tupino
Pergunta: Em Trás-os-Montes, falam em cavalos tupinos; gostaria de saber o significado de tupino.Resposta: Os dicionários e as enciclopédias em português que tive oportunidade de consultar não fazem qualquer referência à palavra "tupino". No entanto, consultando o Diccionario de la Lengua Española da Real Academia Española – vigésima segunda edición, temos a seguinte entrada:
«topino 1. adj. Dicho de una caballería: Que tiene cortas las cuartillas y pisa, por tanto, con la parte...
Cicloexano, desalogenação
Pergunta: Mesmo sendo químico, valorizo muito o português escrito e falado, por isto preciso tirar a seguinte dúvida:
Quando se compõe palavras cujo h fica dentro da palavra composta, ele deve ser mantido ou eliminado?
Por exemplo: tem o termo químico hexano e também o prefixo ciclo. A palavra "cicloexano" deve ser escrita sem h ("cicloexano") ou com h ("ciclohexano")?
Por exemplo: tem o termo químico halogênio. Quando se retira um halogênio de um produto orgânico, dizemos que ocorreu uma "desalogenação" ou uma...
A diferença entre «de frente para» e «em frente a»
Pergunta: Quero saber qual a diferença do uso de «de frente para» e «em frente a».
Obrigada.Resposta: «De frente para» designa que algo tem a sua parte da frente virada na direcção de outra coisa. Mas, se dissermos «em frente a», significa que algo está diante de outra coisa.
Se disser «A minha casa é em frente aos correios», estarei a dizer que a frente dos correios dá para a minha casa; se disser «A minha casa fica de frente para os correios», estarei a dizer que a frente da minha casa dá para os...