Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

António Sampaio é correspondente da Lusa em Espanha.

 

Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e seu reitor honorário, embaixador português na UNESCO desde  fevereiro de 2018, com papel decisivo na consagração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, a 5 de maio. Foi candidato candidato à eleição do presidente da República Portuguesa (realizada em 24 de janeiro de 2016). Mais  detalhes aqui e aqui .

António Sérgio (Damão, 1883 – Lisboa, 1969), foi um importante intelectual e pensador português. Mesmo enveredando por estudo militares, primeiramente no Colégio Militar e posteriormente na Escola Naval, sentiu grande interesse pela poesia e pela filosofia o que o levou a concorrer ao cargo de assistente da seção de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Agregou a este cargo a colaboração em revistas como a Águia e a Seara Nova, tal como a direção da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

António Valdemar (Ilha de São Miguel) é investigador, professor de Jornalismo e jornalista, tendo iniciado esta sua segunda atividade no ano de 1957 no República. Postumamente exerceu a mesma função em jornais como Diário de Lisboa, no Diário de Notícias e no A Capital. Paralelamente, e recorrendo aos saberes jornalísticos, António Valdemar publicou livros, destacando-se, Ser ou Não Ser Pelo Partido único (1973), Garrett, vida e Obra (1999), Nemésio, sem limite de idade (2002).

Appio Sottomayor é jornalista e um ilustre olisipógrafo.

Aquiles Araújo Barros é professor de química e bioquímica, exerce a sua carreira na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Aquilino Ribeiro (Sernancelhe, 1885 – Lisboa, 1963), escritor português, é considerado como um dos romancistas mais fecundos do século XX. Deixou uma vasta obra que abarca mais que um género literário, publicando com regularidade. Assim, a sua obra com contos A Filha do Jardineiro (1907) e Quando ao Gavião Cai a Pena (1935), romances e novelas Terras do Demo (1918) e Cinco Réis de Gente (1948) e obras infanto-juvenil Romance da Raposa (1924) e Arca de Noé I, II e III (1936).

Arlete Fonseca é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) de Mato Grosso.

Licenciada pela Universidade Nova de Lisboa em Estudos Portugueses e Ingleses, com pós-graduação em Literaturas e Culturas dos Países Africanos de Expressão Portuguesa. Professora desde 1989, tem ensinado a língua, a literatura e a cultura portuguesas em Portugal, na Guiné-Bissau, como leitora do Instituto Camões (1993-98), na Namíbia (EPE 2006-08) e em Timor-Leste, na Escola Portuguesa de Díli (2008-10). Momentaneamente está de regresso à escola a cujo quadro pertence, em Viana do Alentejo. Tem quatro obras publicadas: Além-Rio, poesia, Prémio de Poesia Raul de Carvalho (1999); Guynea, poesia; Sete Histórias de Gatos, contos, em coautoria com Dora Gago; e Impressões do Real, poesia, prémio de poesia do concelho de Alvito, no âmbito do Prémio de Poesia Raul de Carvalho (2013).

Arlindo Barbeitos (Catete, 1940) estudou Antropologia e Sociologia na Universidade de Frankfurt. Dedicou-se à Etnologia e foi professor na Universidade Livre de Berlim Ocidental e na Universidade de Angola. Paralelamente a esta atividade, Arlindo Barbeiros dedicou-te também à poesia editando Angola Angolê Angolema (1975), Nzoji (sonho) (1979), Fiapos de Sonho (1990) e Na Leveza do Luar Crescente (1998).

(Negage, Angola, 1963) licenciado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Presidente do IST entre janeiro de 2012 e dezembro de 2019. Presidente do INESC no biénio de 202/2021. Académico, investigador e escritor, é autor de numerosos artigos científicos e de dois livros: The Digital Mind (MIT Press e IST Press), e Inteligência Artificial (Fundação Francisco Manuel dos Santos).  É ainda co-autor de  Computer Architecture (World Scientific e IST Press).