Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores
Socióloga portuguesa, na especialidade de temas da educação e sobre a exclusão. Professora convidada na Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE/IPS) e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE - IUL.

D. António Pinheiro (Porto de Mós, 1520 - Lisboa, 1582), apelidado de “Cícero Português”, distinguiu-se como homem das letras, prelado e conselheiro. Reformou a Universidade de Coimbra e deixou diversas obras, entre as quais: Tratado sobre os Salmos, Da Eloquência da Língua Portuguesa, Comentários de Quintiliano, Das coisas Antigas de Portugal.

D. Carlos Filipe Ximenes Belo (Uailacama, Bacau, Timor Leste – 1948), bispo católico timorense, estudou no Seminário de Dare, nos arredores de Dili, e no Colégio Salesiano em Novitiate, em Lisboa. Travou, e continua a fazê-lo, uma luta cerrada para defender os direitos humanos e a autodeterminação do povo timorense, o que lhe valeu, em 1996, em conjunto com José Ramos-Horta, o Prémio Nobel da Paz. Defensor dos direitos humanos e da autodeterminação do povo timorense. Em 2001, recebeu, juntamente com Xanana Gusmão e José Ramos-Horta, o título de Doutor “Honoris Causa” pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

D. Duarte (Viseu, 1391 – Tomar, 1439), conhecido pelo cognome “o Eloquente”, foi o décimo primeiro rei de Portugal, tendo subido ao trono em 1433. Durante o seu reinado, D. Duarte continuou as ações propostas por seu pai, D. João I, e mandou proceder à compilação de toda a legislação do reino. Também prosseguiu com a expansão marítima, sob a influência do Infante D. Henrique, destacando-se, neste domínio, Gil Eanes, que em 1434 dobra o Cabo Bojador. Foi também, neste reinado, que se deu a conquista do norte de África.

Escritor, político e militar (1608 - 1666), considerado uma das personalidades portuguesas mais proeminentes do século XVII. Como historiador, pedagogo, moralista, autor teatral, epistológrafo e poeta, foi representante máximo da literatura barroca peninsular, tendo-se dedicado à poesia, ao teatro, à história e à epistolografia. Entre as duas dezenas de obras em vida, postumamente, realce-se o texto moralista da Carta de Guia de Casados, Feira dos Anexins (obra que reúne ditos e trocadilhos seiscentistas), e a peça de teatro O Fidalgo Aprendiz (que é uma "Farsa", como foi descrita pelo seu autor desde o início e não um "Auto" como tem vindo a ser designada por publicações recentes). Mais informação aqui.

Daniel Oliveira (Lisboa, 1969), político, também é jornalista e autor do coluna Antes pelo contrário no jornal Expresso. Integra o painel de comentadores do programa de debate Eixo do Mal, na SIC Notícias. Venceu o Prémio Revelação Gazeta, do Clube de Jornalistas, em 1998 com uma reportagem sobre a Primavera de Praga, publicada na revista Vida Mundial.

 

Professor Auxiliar da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto. Licenciado e Bacharel em Pedagogia Aplicada em Francês-Linguística Africana pelo Instituto Superior Pedagógico (ISP) de Lubumbashi na República Democrática do Congo. Mestre em Tratamento de Informação e Comunicação Multilingue pela Universidade Autónoma de Barcelona de Espanha. Doutor em Linguística Geral, especialidade de Linguística Africana pela Universidade Atlântica Internacional dos Estados Unidos da América. Agregado em ensino superior pela Universidade Agostinho Neto Leciona as cadeiras de Sociolinguística, Introdução à Linguística Bantu, Morfologia das Línguas Bantu e Linguística Contrastiva. Membro do Grupo de Pesquisa GRECORPA-Angola. Interessa-se às pesquisas de Descrição linguística, Estudos contrastivos, Políticas linguísticas, Tradução sentido-texto, Onomástica e Lexicografia, Recolha de dados orais (provérbios, contos, canções, adivinhas). Autores de uma série de artigos científicos e palestrante de várias comunicações a nível nacional, regional e internacional.

Editora assistente do jornal brasileiro Extra e autora do blogue Resenhando – Diário de uma mãe de adolescente, na Editora Globo.

Dante Lucchesi é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia (UFBA,) bacharel em Letras Vernáculas pela UFBA (1986), obteve o grau de Mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993, e o título de Doutor em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. É autor do livro Sistema, Mudança e Linguagem, publicado pela Editora Colibri de Lisboa, em 1998, e publicado, em edição brasileira, pela Parábola Editorial, de São Paulo, em 2004. Mais dados aqui.

 

Jornalista mexicana especializada em telecomunicações, concorrência económica e finanças. Especialista em redes sociais e media digitais.

Jornalista português. Nasceu em Ondjiva, província do Cunene, Angola (1949), onde se iniciou na rádio muito jovem, como locutor, redator, relator desportivo e rádio-ator. Em Portugal, a partir de 1975, trabalhou em várias estacões de rádio, entre as quais a TSF, de que foi um dos seus fundadores e, depois, diretor, e a RDP, onde criou a RDP-África, de que  diretor até  2005. Ao serviço da TSF, conquistou o mais prestigiado galardão de jornalismo em Portugal, o Prémio Gazeta, com um conjunto de três reportagens em Moçambique, na altura da guerra civil. Comentador de futebol na SIC Notícias, publicou em 2020 o livro Amor Eterno (ed. Oficina do Livro).