Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Joaquim Pessoa (Barreiro, 1948) é um poeta, artista plástico, publicitário e estudioso de arte pré-histórica. Com formação na área do marketing e da publicidade, foi diretor criativo e diretor-geral de várias agências de publicidade. Foi diretor pedagógico e professor da cadeira de Publicidade no Instituto de Marketing e Publicidade, em Lisboa, e professor no Instituto Dom Afonso III, em Loulé. Publicou mais de vinte obras de que se destacam O Livro da Noite, Vou-me embora de mim e O Pássaro no Espelho. Foi premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Secretaria de Estado da Cultura (Prémio de Poesia de 1981), recebendo ainda o Prémio de Literatura António Nobre e o Prémio Cidade de Almada.

Joaquim Vieira nasceu em Leiria, em 1951. Jornalista, ensaísta e documentarista, foi membro da direção de vários órgãos de informação Expresso, RTP, Grande Reportagem. Assinou a série em 10 volumes Portugal Século XX - Crónica em Imagens e dirigiu uma coleção de fotobiografias.

Joel Neto, jornalista e escritor português, nascido e residente nos Açores, autor do blogue A Vida no Campo. E, entre outros livros, de O Terceiro Servo (romance), O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas (contos), Os Sítios Sem Resposta (romance), José Mourinho, O Vencedor (biografia) e Bíblia do Golfe (divulgação).

 

Jonuel Gonçalves, professor, escritor e pesquisador histórico. Publicou, entre outros livros, Relato de Guerra Extrema e Atlântico Sul XXI.

Jornalista português. Assina  no jornal Público a coluna Ponto de Vista, sobre assuntos internacionais.

Jurista e político português.

Jorge Candeias, tradutor, autor do blogue A Lâmpada Mágica.

 

Natural de Ponta Delgada, Açores, Jorge Couto é professor de História do Brasil na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi presidente do Instituto Camões. Publicou livros, escreveu artigos e proferiu conferências em universidades e instituições culturais portuguesas, brasileiras, italianas, norte-americanas, espanholas e chilenas. A sua obra de referência é A Construção do Brasil, onde defende a tese polémica do achamento do que viria a ser o Brasil em data anterior a 1500.

 

Jorge Daupiás (1885-1947), foi um filólogo português, autor de Recreações Filológicas (1930) e Novas Recreações Filológicas (1963).

Jorge de Lima (1893–1953), médico de profissão, foi um poeta, romancista, ensaísta, tradutor, pintor e escultor brasileiro. Mais pormenores sobre a sua vida e diversificada obra litterária aqui e aqui.

 

 

Jorge de Sena (Lisboa, 1919 — Santa Bárbara, 1978) foi poeta, crítico, ensaísta, ficcionista, dramaturgo, tradutor e professor universitário português, naturalizado brasileiro onde  viveu  alguns anos antes de se mudar para os EUA. Com vasta e muiltímoda obra pubicada,  o seu livro ficção mais famoso é o romance autobiográfico Sinais de Fogo. Cf. A evolução de plafom, o cinema no Cuidado com a Língua!,a invasão linguística da Web Summit e os alertas de Jorge de Sena + O Século de um Intelectual Indispensável.

Jorge Fazenda Lourenço (Covilhã, 1955), poeta, e professor na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Obteve, em 1993, o Ph.D. em Hispanic Languages and Literatures, na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, com uma dissertação sobre a poesia de Jorge de Sena, de cuja obra é coeditor literário.