Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Jorge Ferreira de Vasconcelos (1515-1585) Comediógrafo português, nasceu em Coimbra ou em Montemor-o-Velho. Foi escrivão do Tesouro Geral e da Casa da Índia. Escreveu, entre outras, as obras: Comédia Eufrósina; Ulissipo; Aulegrafia; e Triunfos de Sagramor

Economista português, colunista do "Jornal de Negócios".

Jorge Miranda (Braga, 1941) é um professor de Direito e jurisconsulto português. Licenciado em Direito e doutor em Ciências jurídico-Políticas, é professor catedrático das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa e autor de uma série de publicações, nomeadamente monografias, manuais, lições policopiadas e artigos científicos, salientando-se A Revolução de 25 de Abril e o Direito Constitucional  (1975), Estudos de Direito Eleitoral (1995) e Teoria do Estado e da Constituição (2002). Foi ainda eleito deputado à Assembleia Constituinte (1975 – 1976).

Jorge Morais Barbosa (Lisboa, 1937-2015) foi um linguista português. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em Letras (Linguística) na Universidade de Paris, foi o decano dos linguistas portugueses, lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras e terminou a sua carreira docente jubilando-se como Professor Catedrático de Linguística Portuguesa do Instituto de Língua e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Autor de extensa bibliografia O Problema Linguístico da Entoação: Teoria e Aplicação ao Português (1963), Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português (1994) , as suas principais áreas de interesse e investigação cientifica foram a Linguística Geral, a Fonologia e a Sintaxe.

Jorge Sampaio – de seu nome completo, Jorge Fernando Branco de Sampaio – nasceu em Lisboa, a 18 de Setembro de 1939. É casado com Maria José Ritta e tem dois filhos, Vera e André. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, antigo deputado do Partido Socialista, do qual foi seu secretário-geral até 1991, ano em que foi designado, pela Assembleia da República, como membro do Conselho de Estado. Foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa até 1993. Em 1995, apresenta a sua candidatura às eleições presidenciais, tendo sido eleito a 14 de Janeiro de 1996, à primeira volta. Foi reeleito no cargo de Presidente da República, em 14 de Janeiro de 2001, para um novo mandato, que terminou em Janeiro de 2006. Para mais informações sobre a sua biografia, vide o endereço http://www.presidenciarepublica.pt/pt/main.html

José Albano, (Fortaleza, 1882 — Montauban, França, 1923) foi um poeta brasileiro. Estudou em várias escolas da europa mas é no Brasil que inicia o curso de Direito que não conclui, dedicando-se, posteriormente, ao ensino no Latim. Teve ainda uma breve carreira no Ministério das Relações Exteriores, que viria também a abandonar para viajar pelo mundo. Da sua obra poética podemos contar com Rimas de José Albano – Cançam e Camoens (1912), Antologia Poética de José Albano (1918).

José Alberto Braga (Braga, 1944) é um jornalista e escritor português. Emigrou para o brasil aos 15 anos onde trabalhou como jornalista, fundando um jornal e duas revistas dedicadas aos assuntos portugueses, e desenvolveu atividades ligadas ao teatro, à rádio e à televisão. Em 1982 regressa a Portugal colaborando, aqui, em diversos jornais (Diário de Notícias e Jornal de Letras), participou na criação da CPLP e fundou a revista Lusofonia. Publicou ainda textos de humor em algumas revistas e foi comentador na televisão. Enquanto escritor publicou alguns livros, nomeadamente O Guia da Sobrevivência Política (1991), O Caçador dos Étes (2000) e Fábulas Imorais (2005).

José António Fernandes Camelo (1942 - 1999) Era professor de Latim na Universidade Autónoma, cargo que desempenhara na Universidade de Santiago de Compostela e no Liceu de Pedro Nunes. Foi Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa.

José António Lima é um jornalista português. Exerce a sua profissão no semanário Sol.

José António Pinto Ribeiro (Quissico, Moçambique, 1946) é um advogado português licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi professor em diversas universidades, nomeadamente naquela onde se formou, Assessor Jurídico, Ministro da Cultura entre 2007 e 2009 e comentador, colaborando com a TSF e a RTPN. É autor, ainda, de extensa bibliografia, nomeadamente: Empresas Públicas e Concorrência na CEE (1979), Lições de Direito Comercial (1983) e Notas sobre o crime de corrupção e poderes discricionários (1991).