Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

É Professor de EGB em excedência, licenciado em Pedagogia e graduado pela Universidade Complutense de Madrid. Conseguiu o Doutoramento na UNED com a Tese Tagore, pioneiro da nova educação. Foi professor na Faculdade de Educação de Ourense (Universidade de Vigo); professor-tutor de Pedagogia e Didática no Centro Associado da UNED de Ponte Vedra desde o curso 1973-74 até à atualidade; subdiretor e mais tarde diretor da Escola Normal de Ourense. Levou adiante um amplíssimo leque de atividades educativas e de renovação pedagógica. Tem publicado inúmeros artigos sobre temas educativos e Tagore nas revistas O Ensino, Nós, Cadernos do Povo, Vida Escolar, Comunidad Educativa, Padres y Maestros, BILE, Agália, Temas de O ensino, The Visva Bharati Quarterly, Jignasa (em bengali)... Artigos sobre tema cultural, nomeadamente sobre a Índia, no Portal Galego da Língua, A Nosa Terra, La Región, El Correo Gallego, A Peneira, Semanário Minho, Faro de Vigo, Teima, Tempos Novos, Bisbarra, Ourense... Unidades didáticas sobre Os magustos, Os Direitos Humanos, A Paz, O Entroido, As árvores, Os Maios, A Mulher, O Meio ambiente; Rodrigues Lapa, Celso Emílio Ferreiro, Carvalho Calero, São Bernardo e o Cister em Ourense, em condição de coordenador do Seminário Permanente de Desenho Curricular dos MRPs ASPGP e APJEGP.

José Pedro Ferreira, linguista e investigador português. Tem trabalhos publicados sobre a produção e tratamento informático de recursos lexicográficos, bem como estudos sobre temas da sociolinguística portuguesa, abrangendo o mirandês. Membro da equipa técnica central do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa e coordenador da equipa de Portugal no âmbito do mesmo projeto. Integra o grupo responsável da concretização do Dicionário do Português de Moçambique. Mais informação aqui.

 

 

José Pedro Machado (Faro, 1914 – Lisboa, 2005), professor, filólogo, historiador, bibliógrafo e arabista português, formado em Filologia Românica e em Pedagogia. Foi um dicionarista notável, ao publicar o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa e o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, entre outros. De 1938 a 1940, foi membro da comissão do Vocabulário, Dicionário e Gramática da Academia das Ciências de Lisboa, tendo publicados mais de cem títulos. Publicou o Cancioneiro de Évora (1951), a Bibliografia de David Lopes (1967) e os Dispersos de D. Carolina Michaelis de Vasconcelos (1969 – 1972).

José Queirós, jornalista português, foi Provedor do Leitor do matutino Público, falecido no dia 14 de fevereiro de 2019.

 

 

José Ramos-Horta (Díli, 1949) é um político timorense, presidente do país de 2007 a 2012. Formou-se em Direito Internacional nos Países Baixos e especializou-se em Estudos da Paz nos Estados Unidos. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste de 2002 a 2007. Foi representante da Freitilin na ONU de 1975 até aos anos seguintes. Em 1996, partilhou com o bispo Ximenes Belo o Nobel da Paz. Em 1998, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e, em 2007, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2000, foi investido como doutor «Honoris causa» pela Universidade do Porto.

José Ribeiro e Castro (Lisboa, 1953) é um político e advogado português. Foi deputado à Assembleia da República, entre 1976 e 2009, e secretário de Estado adjunto de Diogo Freitas do Amaral, nos governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão. Em 2004, foi eleito deputado ao Parlamento Europeu, onde foi vice-presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais. Foi diretor-geral, diretor de informação, consultor jurídico e administrador da TVI.

José Saramago (Golegã, 1922 – Lanzarote, 2010), escritor português, o primeiro a ser distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998, foi galardoado com o Prémio Bordalo de Literatura da Casa da Imprensa, em 1991, o Prémio Camões, em 1995 ou doutorado «Honoris causa» pela Universidade de Nottingham, de Coimbra e de Charles de Gaulle – Lille, entre outros. Foi comendador da Ordem Militar de Sant'Iago de Espada desde 1985 e cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras Francesas desde 2001. Da sua obra, destacam-se: Levantado do Chão (1980), Memorial do Convento (1982), A Jangada de Pedra (1986) e Ensaio sobre a Cegueira (1996).

Cf. Comemorações do centenário do Nobel português da Literatura

Professor Associado de Ciências da Linguagem na Universidade do Minho. Autor de várias publicações no domínio da Linguística Cognitiva e sobre a relação entre língua e publicidade. Presidente do Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho. 

Padre, poeta, biblista, primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e atual vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa. Principais obras publicadas aqui e aqui. Articulista no semanário "Expresso".