Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

É doutor em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal), mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Além de Editor--Chefe, é Revisor e Consultor Linguístico, Formador, Investigador colaborador da Cátedra da Universidade Católica de Angola. É autor de livros, capítulos, artigos e outras produções científicas. Orienta pesquisas na graduação e pós-graduação.

Jornalista e apresentador brasileiro, trabalha atualmente no portal R7, com o blogue "O Provocador".

Marco Guimarães: médico e escritor de nacionalidade luso-brasileira.

 

Marcos Araújo Bagno (Cataguases, 1961) é doutorado em Filologia pela Universidade de São Paulo e exerce atividades como tradutor, linguista e escritor. Enquanto escritor, publicou contos A invenção das horas (1998), livros infantis O papel roxo da Maçã (1989), poesia Vaganau (2010), romances As memória de Eugênia (2011), e publicou sobre a língua portuguesa, ensino e linguística Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social (2000) e Gramática pedagógica do português brasileiro (2012).

Margarida Davim nasceu no Porto em 1979. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Começou no jornalismo em estágios na TVI e na Rádio Renascença. Está no semanário Sol, desde a sua fundação.

Escritora de livros de ficção, não-ficção e infatojuvenis, formadora e dramaturga portuguesa.

Graduada em Letras Português-Francês pela Universidade de São Paulo, mestre em Linguística pela Université Nationale de Côte D'ivoire, doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pelo Centre National de la Recherche Scientifique. Atualmente é professora do departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atuando na área de Linguística Africana; é investigadora do LEI – Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo e sócio-fundadora do Museu da Tolerância de São Paulo. No Projeto Intolerância/Tolerância – Democracia e Cidadania do Programa Institutos do Milênio – CNPq desenvolve a pesquisa A intolerância linguística contra o negro e formas de resistência: a fala do negro nos jornais ilustrados do século XIX.