Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Olavo Bilac (Rio de Janeiro, 1865-1918) foi um poeta e jornalista brasileiro. Escreveu a letra do hino à Bandeira brasileira. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos principais representantes do Movimento Parnasiano brasileiro.


Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977. Prosador e poeta, também escreve para cinema e co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda Oxalá cresçam pitangas – histórias de Luanda, 2006. Em 2007 recebeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pelo seu livro Os da Minha Rua. Entre outros livros publicados, destaquem-se os romances O Livro do Deslembramento (2020) e Os Transparentes, que em 2013, ganhou o Prémio José Saramago, e em 2016, com o mesmo livro, o Prix Littérature-Monde 2016, em França.

Onélio Santiago é um jornalista angolano. Escreve no semanário angolano "Nova Gazeta".

 

 

Oscar Mascarenhas iniciou a sua carreira de jornalismo em 1975, no diário A Capital. Foi redator principal da Lusa. É Provedor do Leitor do Diário de Notícias.

Padre António Vieira (Lisboa, 1608 – Salvador, 1697) Foi um religioso, filósofo escritor e orador português da Companhia de Jesus. Como político e orador defendeu os direitos dos povos indígenas e evangelizou-os e defendeu também o direito dos judeus. A sua obra literária passa pela redação de muitos sermões com grande importância no barroco português e brasileiro. Assim, temos: Sermão de Nossa Senhora do Ó (1640), Sermão de São José (1642), Sermão de Santo António aos Peixes.

CfPadre António Vieira, o imperador da Língua Portuguesa

Pasquale Cipro Neto, professor brasileiro de português. Colaborador da Folha de S. Paulo desde 1989, é o autor e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, transmitido pela Rádio Cultura AM (São Paulo) e pela TV Cultura, e do programa Letra e Música, transmitido pela Rádio Cultura AM.

 

Patrícia Reis começou a sua carreira jornalística em 1988 no semanário O Independente, passou pela revista Sábado e realizou um estágio na revista norte-americana Time. É autora, entre outros, de romances como Amor em Segunda Mão (2006), No Silêncio de Deus (2008), Antes de Ser Feliz (2010) e Morder-te o Coração (2015).