Pergunta:
Gostaria de saber qual o uso que vos parece mais adequado numa bibliografia onde se pretende indicar parelhas de instituições ou de organismos responsáveis pela edição de uma obra:
GEPE-ME ou GEPE/ME? [Neste caso, trata-se de um organismo de um determinado ministério]
INE/GEPE-ME ou INE-GEPE/ME? [Neste caso, trata-se de duas instituições distintas que são conjuntamente responsáveis pela mesma publicação]
Com os meus agradecimentos.
Resposta:
Nas bibliografias, há que distinguir entre o uso de abreviaturas na entrada e o uso de abreviaturas no corpo da referência. Na entrada, o uso de abreviaturas em nomes de instituições é desaconselhável e apenas se verifica em casos excepcionais, designadamente, quando a notoriedade das mesmas se sobrepõe às respectivas designações, como acontece, por exemplo, com a OCDE, em que a instituição é mais conhecida pela sigla do que pelo nome.
Relativamente aos exemplos que apresenta:
No caso do GEPE-ME ou GEPE/ME, existe uma relação de subordinação entre os dois organismos, já que o GEPE (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação) depende do ME (Ministério da Educação). Nesse caso:
— a entrada seria: PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação;
— no corpo da referência, quando se mencionasse o editor, e porque já referido na entrada, colocar-se-ia apenas o acrónimo GEPE. Não GEPE-ME e menos ainda GEPE/ME. O uso do hífen só é admissível quando ele faz parte do nome da instituição. Por exemplo, no caso da Secretaria-Geral do Ministério da Educação, em que a abreviatura seria SG-ME. A barra oblíqua nunca é utilizada;
Quanto ao INE/GEPE-ME ou INE-GEPE/ME, não existe qualquer relação de subordinação entre as duas entidades, ou seja, entre o Instituto Nacional de Estatística e o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, tratando-se, pois, de autores e presumivelmente editores autónomos. Nesse caso:
— a entrada seria: PORTUGAL. Instituto Nacional de Estatística; PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação;
— no corpo da referência, quando se ...