Ricardo Marques - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ricardo Marques
Ricardo Marques
1K

Licenciado em ciências da comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. Trabalha no Expresso desde 2008 e é autor de quatro livros de reportagem: Moçambique , o regresso dos soldados, Assim matam os portugueses, Os fantasmas do rovuma e 1914, Portugal no ano da grande guerra.

 
Textos publicados pelo autor
É o <i>lifestyle</i>, <i>stupid</i>

«(...) Novos mistérios cosmopolitas surgem todos os dias, sempre vestidos à inglesa, como winelovers espalhados pelo lounge a discutir o último jantar vínico num espaço underground. Quase os conseguimos ouvir gabar a experiência fine dinning e o chill out do seu próprio lifestyle. Ouvimos, sim, mas não é fácil perceber. (...)»

Trabalho jornalístico publicado na revista do semanário Expresso de 22/01/2016, à volta do vocabulário que caracteriza o cosmopolitismo contemporâneo, inçado de excessos de anglicismos e não só, nos usos da língua em Portugal por estratos sociais mais contaminados por um certo «novo-riquismo lexical», como o define o linguista João Valente, ouvido neste artigo que transcrevemos na íntegra, a seguir, com a devida vénia aos autores e ao jornal português.