Dois erros de sintaxe, outro de ortografia, vários de pontuação, algumas gralhas e a falta do ponto obrigatório nas abreviaturas num folheto de divulgação de um workshop sobre ortografia assinalados neste apontamento de Sandra Duarte Tavares.
É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e participante em duas rubricas de língua oortuguesa: Agora, o Português (RTP 1) e Jogo da Língua (Antena 1). Assegura ainda uma coluna mensal na edição digital da revista Visão. Autora ou coa-autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!, SOS da Língua Portuguesa, Quem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.
Dois erros de sintaxe, outro de ortografia, vários de pontuação, algumas gralhas e a falta do ponto obrigatório nas abreviaturas num folheto de divulgação de um workshop sobre ortografia assinalados neste apontamento de Sandra Duarte Tavares.
Das mesmas autoras de Quem Tem Medo da Língua Portuguesa? e S.O.S. Língua Portuguesa – Sandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas, é ainda coautora do livro Assim é que é falar! (201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito –, com a chancela da editora Planeta, este novo livro é explicitamente dirigido «para pais e filhos, alunos e professores e muito mais». Como se enuncia na sua apresentação:
«Quantas vezes não teve dificuldade em ajudar os seus filhos a estudar para um teste de Português ou a resolver um exercício de gramática? Quantas vezes não ficou confuso ao tentar compreender a diferença entre um quantificador e um determinante indefinido, ou entre um complemento indireto e um oblíquo? Provavelmente muitas... mas decerto não é o único!»
Daí o propósito explícito deste «guia [que] procura desmistificar a complexidade da terminologia línguística atual», provando «como o conhecimento da língua pode ser descomplicado.».
Assente, por isso, numa linguagem acessível ao grande público – que é, afinal, o principal destinatário (e beneficiário) deste, assim denominado pelas autoras, «bê-a-bá da Gramática para Pais». Estruturado em três capítulos: letras e sons (o alfabeto, as vogais e consoantes, as sílabas e a acentuação), palavras (aqui incluído um quadro com 20 casos de palavras que podem pertencer a diferentes classes gramaticais, conforme a frase correspondente a determinar a respetiva categoria sintá...
Depois de Quem Tem Medo da Língua Portuguesa?, de SOS Língua Portuguesa e de Assim É Que É Falar, Sandra Duarte Tavares, docente do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) em Lisboa e consultora do Ciberdúvidas, oferece-nos mais um trabalho sobre erros e dificuldades da língua portuguesa. Trata-se do livro Pontapés na Gramática, o qual tem como base os apontamentos feitos na rubrica radiofónica com o mesmo nome, coapresentada na Antena 3 com a locutora Joana Dias, que também é coautora da versão impressa.
O livro está dividido em cinco secções – Fonética e Ortografia, Léxico, Morfologia, Sintaxe e Novo Acordo Ortográfico – e organiza-se em torno de perguntas relacionadas com algumas das áreas mais críticas da língua e das respetivas respostas, nas quais se procede a um esclarecimento com base em argumentos científicos, mas com uma linguagem acessível.
Com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, este prático auxiliar visa alertar o leitor não especializado «para muitos pontapés na gramática que por aí grassam». «O que nos motivou? O amor e a paixão pela língua que falamos, por meio da qual expressamos as nossas emoções, sonhos e ambições! Convictas de que este é um património demasiado valioso para se subestimar, considerámos premente velar pela sua identidade», referem as autoras na nota introdutória.
Depois de SOS Língua Portuguesa, Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite oferecem a todos os que têm dúvidas sobre o uso correcto do português a oportunidade de se porem à prova, através de exercícios variados, criativos e adaptados às diferentes componentes da língua: ortografia, vocabulário, flexão de palavras, construção de frases, concordâncias, pontuação, e sem esquecer a implementação do novo Acordo Ortográfico, por meio de diversas perguntas especificamente dedicadas às alterações em curso.
Um importante auxiliar para estudantes, professores, profissionais das mais diversas áreas e todos os que estejam interessados em aperfeiçoar o seu conhecimento sobre a língua portuguesa.
Como se pronuncia a palavra intoxicação? Escreve-se concerteza ou com certeza? Qual a diferença entre descriminar e discriminar? Afinal, ter matado existe?
Este guia pretende ser uma resposta aos pedidos de "socorro linguístico", fornecendo esclarecimentos imediatos sobre a forma como se deve falar e escrever em português. Com um registo rigoroso, mas acessível, organizado em cinco grandes capítulos — pronúncia, ortografia, vocabulário, flexão de palavras e construção de frases — S.O.S. Língua Portuguesa é um excelente instrumento de trabalho que se revelará muito útil a estudantes, professores, jornalistas, revisores e a todas as pessoas que são constantemente assaltadas pelas dúvidas mais elementares. Da autoria de duas consultoras do Ciberdúvidas, as professoras Sandra Duarte Tavares e Sara Leite, autoras do blogue Língua à Portuguesa.
[Publicada entretanto, já, a 4.ª edição, com nova capa.]
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações