Sandra Duarte Tavares - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sandra Duarte Tavares
Sandra Duarte Tavares
59K

É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e  participante em duas rubricas de língua oortuguesa: Agora, o Português (RTP 1) e Jogo da Língua (Antena 1). Assegura ainda uma coluna  mensal  na edição digital da revista Visão. Autora ou coa-autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!SOS da Língua PortuguesaQuem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.

 
Textos publicados pela autora
Ensinar ortografia… com erros

Dois erros de sintaxe, outro de ortografia, vários de pontuação, algumas  gralhas e a falta do ponto obrigatório nas abreviaturas num folheto de divulgação de um workshop sobre ortografia assinalados neste apontamento de Sandra Duarte Tavares.

<i>Gramática Descomplicada</i>
Por Sandra Duarte Tavares e Sara Leite

Das mesmas autoras de Quem Tem Medo da Língua Portuguesa?S.O.S. Língua PortuguesaSandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas, é ainda coautora do livro Assim é que é falar! (201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito –, com a chancela da editora Planeta, este novo livro é explicitamente dirigido «para pais e filhos, alunos e professores e muito mais». Como se enuncia na sua apresentação:

«Quantas vezes não teve dificuldade em ajudar os seus filhos a estudar para um teste de Português ou a resolver um exercício de gramática? Quantas vezes não ficou confuso ao tentar compreender a diferença entre um quantificador e um determinante indefinido, ou entre um complemento indireto e um oblíquo? Provavelmente muitas... mas decerto não é o único!»

Daí o propósito explícito deste «guia [que] procura desmistificar a complexidade da terminologia línguística atual», provando «como o conhecimento da língua pode ser descomplicado.».

Assente, por isso, numa linguagem acessível ao grande público – que é, afinal, o  principal destinatário (e beneficiário) deste, assim denominado pelas autoras, «bê-a-bá da Gramática para Pais». Estruturado em três capítulos: letras e sons (o alfabeto, as vogais e consoantes, as sílabas e a acentuação), palavras (aqui incluído um quadro com 20 casos de palavras que podem pertencer a diferentes classes gramaticais, conforme a frase correspondente a determinar a respetiva categoria sintá...

Pontapés na Gramática
Por Sandra Duarte Tavares e Joana Dias

Depois de Quem Tem Medo da Língua Portuguesa?, de SOS Língua Portuguesa e de Assim É Que É Falar, Sandra Duarte Tavares, docente do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) em Lisboa e consultora do Ciberdúvidas, oferece-nos mais um trabalho sobre erros e dificuldades da língua portuguesa. Trata-se do livro Pontapés na Gramática, o qual tem como base os apontamentos feitos na rubrica radiofónica com o mesmo nome, coapresentada na Antena 3 com a locutora Joana Dias, que também é coautora da versão impressa.

O livro está dividido em cinco secções – Fonética e Ortografia, Léxico, Morfologia, Sintaxe e Novo Acordo Ortográfico – e organiza-se em torno de perguntas relacionadas com algumas das áreas mais críticas da língua e das respetivas respostas, nas quais se procede a um esclarecimento com base em argumentos científicos, mas com uma linguagem acessível.

Com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, este prático auxiliar visa alertar o leitor não especializado «para muitos pontapés na gramática que por aí grassam». «O que nos motivou? O amor e a paixão pela língua que falamos, por meio da qual expressamos as nossas emoções, sonhos e ambições! Convictas de que este é um património demasiado valioso para se subestimar, considerámos premente velar pela sua identidade», referem as autoras na nota introdutória.

Quem tem medo da língua portuguesa?
Por Sandra Duarte Tavares e Sara Leite

 

Depois de SOS Língua Portuguesa, Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite oferecem a todos os que têm dúvidas sobre o uso correcto do português a oportunidade de se porem à prova, através de exercícios variados, criativos e adaptados às diferentes componentes da língua: ortografia, vocabulário, flexão de palavras, construção de frases, concordâncias, pontuação, e sem esquecer a implementação do novo Acordo Ortográfico, por meio de diversas perguntas especificamente dedicadas às alterações em curso.

Um importante auxiliar para estudantes, professores, profissionais das mais diversas áreas e todos os que estejam interessados em aperfeiçoar o seu conhecimento sobre a língua portuguesa.

S.O.S. Língua Portuguesa
Por Sandra Duarte Tavares e Sara Leite

Como se pronuncia a palavra intoxicação? Escreve-se concerteza ou com certeza? Qual a diferença entre descriminar e discriminar? Afinal, ter matado existe?

Este guia pretende ser uma resposta aos pedidos de "socorro linguístico", fornecendo esclarecimentos imediatos sobre a forma como se deve falar e escrever em português. Com um registo rigoroso, mas acessível, organizado em cinco grandes capítulos — pronúncia, ortografia, vocabulário, flexão de palavras e construção de frases — S.O.S. Língua Portuguesa é um excelente instrumento de trabalho que se revelará muito útil a estudantes, professores, jornalistas, revisores e a todas as pessoas que são constantemente assaltadas pelas dúvidas mais elementares. Da autoria de duas consultoras do Ciberdúvidas, as professoras Sandra Duarte Tavares e Sara Leite, autoras do blogue Língua à Portuguesa.

 

[Publicada entretanto, já, a 4.ª edição, com nova capa.]