Textos publicados pela autora
A forma e os significados de credência
Pergunta: Gostava de saber a legitimidade/origem do termo "cardência", quando me refiro a um móvel antigo com espelho pois, apesar de encontrar referências na Internet, não encontro o termo dicionarizado (pelo menos no Priberam).
Obrigado!Resposta: A forma correta é credência, e não "cardência".
De facto, se pesquisarmos na Internet por cardência, percebemos que se trata de um móvel que pode ou não ter espelho e gavetas, e diríamos que se assemelha a uma consola ou aparador....
As palavras massa e fofo
Pergunta: As gírias massa e fofo são sinônimas equivalentes?
Caso não, quais as diferenças exatamente?
Tipo assim: «Ah, mas ele é muito fofo!», e: «Ah, mas ele é muito massa!» (não como ofensas... mas como elogios!).
Muitíssimo obrigado e um grande abraço!Resposta: Perceba-se, primeiro, o significado destes adjetivos nos contextos apresentados.
Por um lado, massa é regionalismo de uso informal, do nordeste do Brasil, usado com o sentido de (i)...
«Amor livre»
Pergunta: Pode-se antepor o adjetivo "livre" ao substantivo – "livre amor", por exemplo? E o que significa essa anteposição para o substantivo?Resposta: Com o significado de «teoria que advoga a livre união entre duas pessoas e que recusa o casamento como institucionalização dessa união» (Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa), a expressão é «amor livre», como se atesta na fonte consultada1, com o adjetivo livre colocado após o substantivo amor.
Contudo, é...
A grafia de «chá verde»
Pergunta: Qual é a forma correta "chá-verde" ou "chá verde"?Resposta: A forma que encontramos dicionarizada é chá verde, sem recurso a hífen.
A questão talvez se levante por se tratar de um nome + adjetivo. Compostos semelhantes, em algumas situações, fixaram-se na língua com o uso de hífen, como são os caso de diretor-geral, diretor-adjunto, diretor-desportivo,...
