Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Discurso/Texto
Célia Azevedo Professora Porto, Portugal 7K

Numa acta cujo primeiro ponto da ordem de trabalhos seja, por exemplo, «Apreciação do comportamento e assiduidade da turma», devo fazer parágrafo quando termino de falar sobre o comportamento, ou, por outro lado, devo debruçar-me sobre todo o ponto sem parágrafos?

A acta deve ou não conter parágrafos?

Obrigada.

Gisele de Bona Secretária Joinville, Brasil 28K

Gostaria de saber o significado do ditado popular «Na cama que farás, nela te deitarás».

Clara Rodrigues Professora Vila Nova de Cerveira, Portugal 4K

No Dicionário Terminológico [destinado a apoiar o ensino da gramático no ensino português] não há qualquer referência à forma da frase. Significa que não devemos, agora, transmitir essas noções aos alunos [em Portugal]?

Ivana Ramos Delgado Tradutora juramentada em língua espanhola Buenos Aires, Argentina 54K

Queria saber qual é o verbo correto para o seguinte caso: «colher dados», ou «coletar dados»? «Colheita de dados», ou «coleta de dados»?

Obrigada.

Edmundo Gomes de Azevedo Professor universitário Lisboa, Portugal 8K

Em termos técnicos, usamos frequentemente os conceitos de um aquecimento excessivo da água (na forma de vapor) e de um arrefecimento (de água líquida) também excessivo.

No 1.º caso, o vapor de água está mais quente do que a temperatura de saturação — dizemos que está "sobreaquecido" (ou "superaquecido", como também li aqui no Ciberdúvidas).

Porém, a minha dúvida prende-se com o 2.º caso — a água (líquida) está mais fria do que a temperatura de saturação. Devemos dizer "sobrearrefecido", ou "subarrefecido"? O que aconselham?

Muito obrigado!

Dina Paulista Dire{#c|}tora de fotografia Lisboa, Portugal 47K

Apesar do uso difundido e indiferenciado do «bom proveito» ou «bom apetite», após a pergunta «É servido/a?», por vezes pergunto-me se não haverá nenhuma diferença entre estes dois termos. Certa vez, há muitos anos, numa aldeia no interior de Portugal, uma velhota emendou o «bom apetite» de um amigo meu dizendo «"Bom apetite" diz-se antes de a pessoa começar a comer. "Bom proveito" é o que se deve dizer quando já está a comer», que era o caso.

Achei piada ao inusitado da situação em si e, posteriormente, pus-me seriamente a pensar no que ela disse e nunca consegui confirmar esta informação.

Podem explicar-me, por favor, se existe realmente alguma distinção no uso de «bom proveito» e «bom apetite»?

Agradecida pela atenção.

Eliane Sousa da Silva Ajudante de caixeiro Matosinhos, Portugal 10K

É correto enviar em uma carta para alguém e dizer: «fico no aguardo»?

Sérgio Coelho Engenheiro civil Lisboa, Portugal 4K

Tem-se generalizado nos media, e consequentemente no discurso escrito e falado dos cidadãos, o uso de entre com a em vez de e.

Por exemplo, é comum ouvir um jornalista anunciar que algo aumentou «entre 30% a 50%», em vez de «entre 30% e 50%». O erro provavelmente vem de uma confusão com uma outra forma de exprimir o mesmo conceito, «(de) 30% a 50%».

A forma correcta parece óbvia («Coimbra fica entre Lisboa e Porto», não «entre Lisboa a Porto»), mas já é muito raro ouvi-la hoje em dia. Quer o Ciberdúvidas ajudar a lançar luz sobre a questão?

Carlos Simões Docente do ensino superior Lisboa, Portugal 47K

Quando estou a redigir uma carta, ou documento, oficial de elevada importância/complexidade, gosto de usar um nível de escrita igualmente elevado, se bem que clássico. A minha dúvida prende-se com a forma de escrever as datas por extenso, com a formatação «Lisboa, aos xx dias de Abril de 2010». Esta forma é correcta? Em que situações é adequada?

Alessandra Amorim Bancária Brasília, Brasil 39K

Gostaria de saber se antes da preposição conforme há vírgula. Segue exemplo abaixo:

«Há pessoas que não utilizam roteiro conforme divulgação no Portal de Notícias.»