DÚVIDAS

O uso e o valor do termo tipo
Aproveito para expor o seguinte diálogo retirado de uma reportagem da SIC a propósito do consumo de sopa em Portugal. A minha dúvida incide sobre a palavra tipo, que aqui não entendo o seu significado: Jornalista (dirigindo-se a uma senhora): Come sopa? Entrevistada: Como. Jornalista: Tipo, todos os dias, ou uma vez por mês...? Entrevistada: Não, uma vez por semana. Muito obrigado pela preciosa ajuda no esclarecimento de tantas dúvidas.
Maiúsculas após os pontos de interrogação e de exclamação?
Apesar de ter dado uma lida prévia em perguntas parecidas, não ficou claro para mim como proceder. Por favor, gostaria que esclarecessem: Depois de ponto de exclamação ou de interrogação, quando o pensamento não estiver inteiramente completo ou quando se seguir uma oração de narrador, usa-se letra maiúscula ou minúscula? Exemplos: «Que é isso? você enlouqueceu?» «No mundo tereis tribulação, mas, coragem! eu venci o mundo.» «Que paisagem linda! exclamou Pedro.» «Que você dizia? indagou Lúcia»? Ou: «Que é isso? Você enlouqueceu?» «No mundo tereis tribulação, mas, coragem! Eu venci o mundo.» «Que paisagem linda! Exclamou Pedro.» «Que você dizia? Indagou Lúcia»?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa